TRABALHO

Centros comerciais e shoppings sem ar-condicionado reabrem nesta terça; ocupação de UTIs é de 86%

O Rio Grande do Norte dá sequência à retomada das atividades econômicas nesta terça-feira (21). Os contemplados da segunda fração são os centros comerciais e os shoppings centers. A atividade está prevista para acontecer mesmo com 86,6% dos leitos ocupados, de acordo com o RegulaRN – plataforma de monitoramento de leitos.

As informações foi publicadas no Diário Oficial do Estado. Estão autorizados a funcionar centros comerciais, shoppings centers, galerias, estabelecimentos de tamanho superior a 600m² e com “porta para a rua”. Essa é a Fração 2 da segunda fase, iniciada no dia 15 de julho.

Alguns critérios também foram definidos. Os centros comerciais, shopping centers e galerias devem funcionar sem ar condicionado, criar comitês multidisciplinares para elaboração de planos de reabertura envolvendo todas as áreas do estabelecimento, elaborar campanhas de comunicação que transmitam segurança de forma efetiva e eficaz para os lojistas e consumidores, divulgar cartilhas entre lojistas, com orientações para que implementem distanciamento social dentro dos estabelecimentos.

É responsabilidade dos empresários também fiscalizar o cumprimento do distanciamento social e utilização de máscaras pelos clientes, bem como dos demais protocolos sanitários, além de realizar constante limpeza dos caixas eletrônicos, especialmente dos teclados, e organizar o espaço de forma a não gerar aglomerações. Nas áreas comuns, é proibida a disposição de mesas, cadeiras e bancos, inclusive nas praças de alimentação, restaurantes e lanchonetes que não possuírem salão próprio somente funcionarão em sistema de delivery.

Praias

Após as aglomerações registradas nas praias de Ponta Negra, Cotovelo e Tibau do Sul, a governadora Fátima Bezerra convocou uma reunião de emergência com os 20 prefeitos dos municípios litorâneos do Estado para aumentar a fiscalização nas praias do Rio Grande do Norte. Também foram convidados donos de bares e restaurantes, empresários do setor turístico e representantes do Ministério Público.

Números atualizados

O Rio Grande do Norte possui 43.957 casos confirmados, 58.337 suspeitos e 1.585 óbitos registrados. Os recuperados são 3.441 casos e 68.955 suspeitos foram descartados. As informações são do último boletim epidemiológico da secretaria de saúde pública, publicado ao final da segunda-feira (20).

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *