CULTURA

Cine de Quebrada: projeto leva cinema ao ar livre para comunidades de Natal

Um grupo de oito colaboradores promove nesta quinta-feira (3), a primeira edição do Cine Quebrada, programação informativa e de entretenimento para bairros da periferia de Natal. A exibição de hoje ocorre às 17h, no Cond. Residencial São Pedro, onde mora a comunidade tradicional do Maruim, localizado no Bairro das Rocas. Serão exibidos os curtas Disque Quilombola e O Fim do Recreio para todas as crianças da comunidade.

O projeto dá continuidade ao BTFLix, outra proposta de cinema educativo que foi direcionado aos moradores da comunidade Brasília Teimosa. Na época, o objetivo era trazer filmes e documentários que falassem sobre especulação imobiliária e abrir a discussão com os moradores sobre o Plano Diretor de Natal, explica Yara Costa, ex-candidata a vereadora e presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE-RN).

Yara Costa (de blusa vermelha) é uma das organizadoras do Cine de Quebrada / foto: cedida

De acordo com Yara, o número de cadeiras disponibilizadas para cada evento vai de acordo com o limite de pessoas estabelecido pelo decreto municipal em vigor, que trata sobre os cuidados com a covid-19. Para esta quinta, até 30 vagas devem ser disponibilizadas.

Com a proximidade do período natalino e retorno das aulas, o projeto também prevê a doação de material escolar para as crianças da comunidade. Assim, a organização pede que interessados em apoiar o trabalho possam doar tabuadas, cadernos de caligrafia, lápis, lápis de cor, e itens para lanche que serão distribuídos durante a programação.

O contato para doações deve ser feito pelo direct do perfil @cinequebrada.

 

Disque Quilombola
Direção e roteiro: David Reeks

Por meio de uma brincadeira, o filme destaca a conversa entre crianças do Espírito Santo, que têm raízes em comum, mas que pouco se conheciam até a realização do filme. De um lado, estão as crianças da comunidade quilombola São Cristóvão, localizada na região do Sapê do Norte. Do outro, estão meninos e meninas do morro São Benedito, em Vitória (ES).

O fim do Recreio
Direção e roteiro: Vinicius Mazzon e Nélio Spréa

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende de acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo!

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *