TRABALHO

Com mais de 1.400 mortes suspeitas de covid-19, Sesap cria grupo de trabalho para acelerar análises

Pelo boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça (22), o Rio Grande do Norte tem 292.309 casos confirmados e 115.039 casos suspeitos de covid-19. Já são 6.640 óbitos confirmados provocados pela doença e outros 1.422 sob investigação. O RN ainda tinha até a segunda (21), 131.928 casos de Síndrome Gripal Não Especificada, que são os casos suspeitos, mas considerados sem conclusão porque não foi possível realizar um diagnóstico laboratorial.

Diante do alto número de mortes ainda em investigação, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) criou um grupo de trabalho para zerar a fila de óbitos suspeitos por covid-19 no Rio Grande do Norte. A portaria que cria o Comitê de Investigação de Óbito Covid-19, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (22). O grupo, formado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), terá 12 membros entre titulares e suplentes que vão trabalhar, exclusivamente, na investigação epidemiológica de todas as mortes suspeitas de covid que ainda estão sem conclusão.

A ideia é que nos próximos dias a Sesap, em parceria com a UFRN, consiga concluir todos os óbitos em investigação, na perspectiva de garantir um perfil e um cenário das pessoas que vieram a óbito por Covid-19 no estado. Isso pode aumentar o número de óbitos, percebendo que temos mais de mil óbitos em investigação. Precisamos avançar neste sentido e garantir um cenário que traduza de fato as mortes no estado, compreendendo se foram ou não por Covid-19“, avalia a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima.

Farão parte do Comitê, membros da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Sesap, sendo um titular e um suplente dos setores de Vigilância de Óbito e de Doenças Agudas, do CIEVS e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), além dos médicos certificadores André Prudente, Marise Reis, Kleber Luz e Giordano Bruno.

Informações removidas de boletins

Em 14 de junho, a agência Saiba Mais fez matéria denunciando a remoção de informações que antes estavam presentes nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Sesap. Foram removidos dados como o panorama laboratorial com o número de exames disponíveis em estoque, aqueles realizados pelos municípios e o percentual dos resultados positivos e negativos de covid-19; os gráficos com o histórico de casos e óbitos ao longo da pandemia no RN, além da porcentagem dos casos e mortes confirmadas por sexo, faixa etária e comorbidades. Na ocasião, a explicação da Sesap foi que o boletim epidemiológico estava passando por um processo de testes para uma nova plataforma tecnológica.

Dados parciais – 22 de Junho de 2021

Casos:

Confirmados: 292.309

Suspeitos: 115.039

Descartados: 559.846

Óbitos:

Confirmados: 6.640

05 óbitos confirmados ocorridos nas últimas 24 horas e notificados:
Natal (2), Governador Dix-sept Rosado (1), Caraúbas (1) e São José de Mipibu (1).

Suspeitos: 1.422

Descartados: 724

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *