Com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados, início da reabertura do comércio é adiada no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados, início da reabertura do comércio é adiada no RN

15 de junho de 2020
Com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados, início da reabertura do comércio é adiada no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A início da reabertura do comércio no Rio Grande do Norte prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (17) foi adiado. O Executivo ado havia condicionado a iniciativa à queda na taxa de ocupação de leitos no Estado, mas essa redução não aconteceu. A nova data está marcada para 24 de junho.

A decisão foi anunciada nesta segunda (15) pela governadora Fátima Bezerra, em videoconferência realizada com o setor produtivo, representado pelas entidades do comércio, do turismo, da indústria e do transporte de passageiros.

Dentre as alegações apresentadas pela equipe do governo na reunião, para a não autorização da retomada da economia, a principal é o nível de retransmissibilidade do Coronavírus, que apesar de se observar uma desaceleração da taxa, os índices observados ainda não atingiram o patamar considerado aceitável, segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde OMS), que seria inferior a 1.

- “As medidas de intensificação do isolamento social do último decreto, a antecipação de feriados, pelo Estado e por alguns municípios, e o Pacto pela Vida que contou com a adesão da maioria dos municípios potiguares, certamente têm nos revelado bons resultados que poderão ser observados nos próximos dias. Mas, infelizmente ainda não são suficientes para nos dar segurança para a reabertura do comércio”, disse Fátima.

Conforme acertado entre Governo e as entidades Fecomércio, Fiern, FCDL e Sebrae, foi planejado um cronograma para reabertura gradual das atividades econômicas. O calendário para a retomada e os protocolos para funcionamento dos estabelecimentos serão definidos em portaria, a ser publicada pelo Governo do RN.

Em nota enviada à imprensa, o Governo também chamou a atenção para o fato de que na sexta e no sábado, a Caixa Econômica Federal realizou pagamento de mais uma parcela do auxílio emergencial, e várias feiras livres foram realizadas normalmente (apesar da recomendação de suspensão, pelos municípios). Assim, os índices de isolamento social ainda se mostraram muito aquém do esperado.

De acordo com a empresa In Loco, mesmo com as medidas restritivas e o aumento de fiscalização, o percentual de distanciamento social no Estado chegou a 48%, longe do ideal:

“O nosso problema não é falta de planejamento da retomada da economia, pelo contrário, temos um excelente plano, e através desse plano reafirmamos nosso compromisso com a vida, com a dignidade humana”, enfatiza.

Ocupação de leitos

A retomada da economia também é condicionada, pelo decreto, à taxa de ocupação de leitos públicos para tratamento da Covid-19. Na última semana em observação, na região Metropolitana de Natal e em Guamaré a taxa foi de 100%; na Região Oeste, 93,4%; e apenas no Seridó ficou abaixo da meta, com 67,7%.

Desde o início da pandemia, o Estado criou e destinou 341 Leitos Covid na rede SESAP (Secretaria de Estado da Saúde Pública), sendo 197 de UTI e 130 leitos clínicos. A Secretaria da Saúde tem ainda a perspectiva de abrir 206 leitos, sendo 135 de UTI, nos próximos 30 dias, analisando a possibilidade de novos convênios com a rede privada no sentido de ampliação da oferta de leitos Covid.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.