Principal

Com redução na ocupação de UTIs, Governo prepara reabertura de nova fase do comércio dia 15 no RN

A governadora Fátima Bezerra confirmou nesta sexta-feira (10) que o Governo prepara para a próxima semana a retomada da reabertura do comércio no Estado. O Executivo chegou a suspender a fase 2 da chamada “retomada gradual da economia” em razão das taxas de ocupação de UTs ainda estarem acima de 80%. O percentual segue alto, mas a tendência de queda anima o Governo a dar sequência à reabertura.

Especialmente porque a fila por leitos críticos também está diminuindo. Até o fechamento desta reportagem, segundo a plataforma RegulaRN, haviam 39 leitos críticos disponíveis e apenas cinco pacientes aguardando transferência para UTIs.

Na coletiva de imprensa desta sexta-feira (10), a governadora Fátima Bezerra afirmou que as medidas tomadas pelo Governo vêm sendo refletida nesses números. Para ela, a queda na taxa de ocupação favorece o cenário para o retorno comercial com segurança sanitária.

“Estou muito confiante, para que na próxima semana, a gente possa retomar com segurança e responsabilidade, a continuidade das atividades econômicas. As tendências estão mostrando essa direção: taxa de transmissibilidade em 1% e taxa de ocupação em queda”, destacou Fátima Bezerra.

Segundo ela, a implantação dos novos leitos permitiu esse desafogamento das UTI’s. Ela enfatizou, ainda, que é necessário seguir à risca o isolamento e o distanciamento social para dar continuidade no processo de retomada.

Outras medidas de liberação, como abertura de templos religiosos e igrejas, serão avaliadas conforme a evolução do Estado.

Pela primeira vez, a coletiva de Imprensa foi realizada em formato 100% virtual. O Governo Estadual explicou que tal medida aconteceu para garantir a participação do Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, que permanece em isolamento.

O secretário informou a abertura de novos leitos, mas não citou a quantidade. Com essa ação, espera-se que haja uma liberação maior nos números de leitos disponíveis. De acordo com Cipriano Maia, a fila de espera por leitos hoje é de 6 pessoas.

“Estamos caminhando para regularização e liberação do comercio. Mas é preciso lembrar da obrigatoriedade do uso de máscara e do isolamento social. O Governo fará abertura de novos leitos no Rio Grande do Norte”, esclareceu o titular da Sesap.

Números atualizados

O Estado conta com 38.261 casos confirmados, 51.096 suspeitos e 1.356 mortes por Covid-19. Outrso 180 casos de óbitos estão sob investigação. Estão recuperados, 2.904 pacientes, sendo 1.504 pessoas salvps pelas UTI’s. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde Pública do RN durante a coletiva.

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *