Comitê Científico do Estado recomenda que apenas serviços essenciais funcionem por 21 dias
Natal, RN 25 de abr 2024

Comitê Científico do Estado recomenda que apenas serviços essenciais funcionem por 21 dias

17 de março de 2021
Comitê Científico do Estado recomenda que apenas serviços essenciais funcionem por 21 dias

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Comitê Científico do Estado emitiu nova recomendação na tarde desta quarta (17), orientando que o Governo do Estado mantenha em funcionamento apenas os serviços essenciais por 21 dias. Além dessa, o Comitê fez mais três recomendação; que o Estado retroceda ao Decreto 29.541 de 20 de março de 2020; que não seja utilizado nenhum tipo de medicação como estratégia de prevenção ou tratamento precoce para a Covid-19, uma vez que não existem evidências científicas que embasam esta conduta até o momento e que seja feito o uso de máscaras de forma correta, cobrindo nariz e boca.

Mesmo os serviços considerados essenciais, para continuar em funcionamento, precisarão seguir regras de segurança sanitária, pela recomendação do Comitê. Entre outras medidas, o Decreto 29.541 de 2020, suspendia o funcionamento de todos os shopping centers com sistema de ar condicionado, sendo permitida apenas entrega no sistema delivery, e proibia funcionamento de bares, restaurantes, praças de alimentação e food truck, também podendo manter funcionamento no sistema de entrega à domicílio. Além disso, boates, igrejas, templos e estabelecimentos similares foram proibidos de abrir suas portas.

As novas recomendações consideraram o aumento do número de casos e óbitos por Covid-19 no Rio Grande Norte, a taxa de ocupação de leitos críticos indicando a saturação do sistema de saúde no estado, assim como a lista de espera por leito Covid nas centrais de regulação, que há mais de sete dias mantém uma fila sustentada superior a 100 pessoas.

O comitê também levou em consideração que o “toque de recolher”, estabelecido pelo Decreto nº 30.388, de 5 de março, não foi suficiente para atingir um controle da curva da pandemia. O documento do comitê de especialistas serve de base para a tomada de decisões do Governo do Estado para controle da covid-19. A análise leva em conta a tendência da epidemia da no estado, medida pelo indicador composto e a análise dos dados assistenciais do Regula RN, que atualiza em tempo real a taxa de ocupação de leitos críticos e clínicos.

LISTA DE RECOMENDAÇÕES:

  1. Ampliar as medidas restritivas em todo o território estadual, aumentado as estratégias de mitigação por um período de 21 dias, sendo passível de nova avaliação, devendo permanecer abertos apenas os serviços essenciais balizados na Lei 13.979/2020 e nos Decretos  Estaduais 29.583/2020, 29.600/2020 e 29.634/2020;
  2. Retroceder às medidas do Decreto 29.541 de 20 de março de 2020;
  3. Não utilizar nenhum tipo de medicação como estratégia de prevenção ou tratamento precoce para a Covid-19, uma vez que não existem evidências científicas que embasam esta conduta até o momento;
  4. Uso de máscaras, de forma correta cobrindo nariz e boca, seguindo orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

SERVIÇOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.