Comprovada a eficácia da vacina do Butantan contra a Covid-19
Natal, RN 27 de abr 2024

Comprovada a eficácia da vacina do Butantan contra a Covid-19

8 de janeiro de 2021
Comprovada a eficácia da vacina do Butantan contra a Covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Colocada à prova mais dura no mundo para uma vacina contra a Covid-19, a Coronavac mostrou 100% de eficácia contra os casos graves e moderados da doença. O resultado dos ensaios clínicos da vacina do Instituto Butantan foi apresentado à sociedade nesta quinta-feira (7) em entrevista coletiva organizada pelo governo do estado de São Paulo.

Segundo o presidentedo Instituto Butantan, Dimas Covas, já foi solicitado o registro da vacina para uso emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que seja dado início o processo de vacinação no Brasil. O Governo de São Paulo, patrocinador dos estudos, espera começar a vacinar os grupos prioritários ―que inclui idosos, profissionais da saúde, indígenas e quilombolas― no dia 25 de janeiro. A estimativa do governador João Doria é de chegar a 9 milhões de pessoas vacinadas até março.

Com esses resultados temos uma boa vacina. Uma vacina que vai nos ajudar a sobreviver nesse primeiro momento à essa terrível pandemia”, comemorou Dimas Covas.

Não houve casos graves entre os imunizados com a vacina do Butantan. No Brasil, participaram dos estudos 12.473 profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Todos esses voluntários tiveram um risco muito maior de infecção, uma vez que cuidavam diretamente de pacientes com o vírus.

Dimas Covas explicou que na internação hospitalar, casos graves e casos moderados foram evitados em 100% das análises de imunizados. E que 78% dos vacinados não precisaram de atendimento ambulatorial, quando a pessoa tem um sintoma importante que necessita de assistência médica. “Estamos evitando casos graves, moderados e reduzindo as manifestações mais leves. Então é uma excelente vacina até o momento. Precisamos que ela chegue ao braço das pessoas o mais rapidamente possível”, afirma.

Rio Grande do Norte

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte assinou um memorando de entendimento com o Instituto Butantan. O documento é uma espécie de protocolo de intenções para a compra da vacina.

A secretaria estadual da Saúde já anunciou que a logística do Rio Grande do Norte para receber a vacina já está pronta. Mais de 900 mil vacinas já foram adquiridas, o que representa mais que o dobro do necessário para a primeira fase. A vacinação do RN acontecerá em três fases, a partir da ordem de prioridades.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.