+ Notícias

Congresso derruba veto e estudantes terão acesso a psicólogos e assistentes sociais nas escolas

Anúncios

Pressionado por uma mobilização nacional, o plenário da Câmara dos Deputados derrubou o veto presidencial ao projeto de lei que garantia o atendimento a estudantes de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de educação básica do país. O projeto foi encaminhado pelo ex-deputado José Carlos Elias (PTB). Jair Bolsonaro tinha vetado a proposta alegando questões financeiras.

A luta dos movimentos sociais ligados à educação para que a rede pública de educação básica tenha assegurada a presença de profissionais da psicologia e do serviço social é antiga. As escolas públicas são espaços de socialização que expressam a desigualdade e os conflitos sociais.

É comum ver professores sendo obrigados a cumprir papeis que não estão diretamente ligados à sua atividade profissional. Em contrapartida, as escolas não possuem, em geral, uma rede multiprofissional que atenda a demanda dos estudantes.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) comemorou a vitória dos profissionais:

Anúncios

– Bolsonaro tinha vetado o projeto que trata da prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, com equipes multiprofissionais e ações para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Derrubamos o veto de Bolsonaro ! Agora será lei ! Psicólogos e assistentes sociais na rede pública de ensino, sim”, celebrou a parlamentar nas redes sociais.

 

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *