Principal, TRANSPARÊNCIA

Congresso em Foco: Fátima é a senadora mais bem avaliada do Nordeste

A senadora e pré-candidata ao Governo do RN Fátima Bezerra (PT) foi premiada na noite de segunda-feira (13) como uma das melhores congressistas do país. Ela ficou em 4º lugar no Prêmio Congresso em Foco,  principal premiação e termômetro que avalia a participação de deputados federais e senadores. A senadora petista foi, pelo segundo ano consecutivo, a mais bem avaliada parlamentar da região Nordeste.

A análise do prêmio Congresso em Foco levou em conta o voto popular, de um júri especial e de jornalistas.

A premiação concedida à senadora Fátima Bezerra seguiu os critérios de avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

Dos três senadores do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra foi a única que concorreu ao prêmio. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.

Os senadores Garibaldi Alves (MDB) e José Agripino Maia (DEM) respondem a inquéritos no STF e, por isso, foram impedidos de concorrer ao prêmio.

Garibaldi Alves é investigado em um inquérito relacionado a desdobramentos da Operação Lava-jato.

Já Agripino Maia é investigado em quatro processos no STF, dos quais é réu em dois: em um deles é acusado de receber propina relativa às obras da Arena das Dunas. Em outro, foi denunciado por participar de um esquema de corrupção envolvendo um contrato firmado entre o Governo do Estado e consórcio Inspar, responsável pela inspeção veicular no Detran.

Garibaldi Alves será candidato à reeleição ao Senado e José Agripino Maia tentará uma vaga na Câmara Federal em outubro. Os dois apoiam a chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT).

A senadora Fátima Bezerra comemorou o prêmio:

“Recebo com muita alegria o fato de ter sido escolhida como uma das senadoras mais bem avaliadas pelos jornalistas. Mas não recebo esse prêmio com vaidade, mas como um incentivo para continuar minha luta, fazendo política com dignidade e compromisso”, disse.

Participaram da votação 89 profissionais de imprensa de 44 diferentes veículos de comunicação.

A pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular pelos que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.

Cada jornalista votou em até dez deputados e no máximo cinco senadores. De acordo com o regulamento, não puderam participar da votação os jornalistas vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como aqueles que exercem o cargo de assessor de deputado federal ou senador, de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.

Da bancada potiguar da Câmara dos Deputados, apenas 4 dos 8 parlamentares concorreram ao prêmio em razão dos critérios de processos judiciais. Participaram Antônio Jácome (Podemos), Beto Rosado (PP), Rafael Motta (PSB) e Zenaide Maia (PHS), mas nenhum deles foi premiado.

Os cinco melhores senadores, segundo avaliação dos jornalistas :

1º – Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
2º – Paulo Paim (PT-RS)
3º – Simone Tebet (MDB-MS)
4º – Fátima Bezerra (PT-RN)
5º – Cristovam Buarque (PPS-DF)

Saiba Mais sobre todos os premiados nas demais categorias aqui

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *