DEMOCRACIA

Consult: aprovação do governo Fátima aumenta e a de Álvaro Dias e Bolsonaro cai em Natal  

A segunda pesquisa de intenção de voto realizada em 2019 pelo Instituto Consult sobre como a população enxerga as gestões de Fátima Bezerra (PT) e Álvaro Dias (MDB) em Natal mostrou um aumento na aprovação do governo petista e uma queda na aceitação da gestão do prefeito Álvaro Dias. Ainda assim, as administrações tanto de Fátima (52,5%) como de Álvaro (54,5%) são aprovadas por mais da metade da população.

Em compensação a desaprovação das gestões de Fátima e Álvaro também subiram. Dos entrevistados, 33,75% disseram reprovar o governo petista (era 22% em março) e 26,38% desaprovam a administração do MDB (era 16,13% em março).

A pesquisa foi divulgada neste sábado (29) pelo jornal Tribuna do Norte.

O que chama a atenção é que os dois levantamentos foram realizados imediatamente após duas grandes festas populares realizadas com dinheiro público pela prefeitura de Natal. A primeira pesquisa foi divulgada logo após o carnaval e a segunda, neste sábado (29), na sequência do São João. Ambas as festas trouxeram vários artistas de reconhecimento nacional, com entrada gratuita do público, ampla divulgação e gastos para o erário municipal de mais de R$ 2 milhões.

Na pesquisa realizada em março, Fátima Bezerra tinha 47,13% de aprovação e no mais novo levantamento apareceu com 52,5%, um aumento de pouco mais de 5 pontos. Já o prefeito Álvaro Dias, que após o carnaval tinha 57,13% de aprovação, três meses depois tem 54,5%, uma queda de 2,6%.

O aumento na aprovação do governo Fátima pelos natalenses é ainda mais expressivo quando comparado com os votos obtidos pela governadora em outubro de 2018. Nas eleições do ano passado, a petista conquistou 39,2% dos votos em Natal contra 60,8% do candidato e ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo.

Embora o comparativo seja entre instituto Consult e as urnas, o aumento registrado é de 12,3 pontos.

Bolsonaro em queda

A popularidade do presidente da República Jair Bolsonaro vem em queda livre em Natal. Na segunda pesquisa da Consult, a gestão dele é aprovada por 39,13% dos natalenses. Em março deste ano, 41,13% dos entrevistados disseram aprovar a gestão Bolsonaro, percentual bem abaixo dos 52,98% dos votos obtidos por ele em outubro de 2018.

 

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *