TRABALHO

Cooperativa Sicoob Potiguar volta a conceder crédito consignado a servidores do Estado após Governo retomar pagamentos

Anúncios

O Sicoob Potiguar voltou a realizar abertura da carteira de crédito para os servidores de saúde e segurança pública do Estado. A decisão se deu devido a regularização dos repasses financeiros pendentes pelo Governo do Estado.

Desde segunda-feira (20), os servidores dessas duas áreas começaram a solicitar novamente a carta de crédito no Sistema de Cooperativas de crédito do Brasil. A suspensão havia ocorrido porque o poder Executivo estadual, no período de janeiro a abril, deixou repassar, aproximadamente, R$ 1,2 milhão para a Cooperativa.

De acordo com a Gerente de Negócios do Sicoob Potiguar Anacely de Paula, a reabertura da carteira foi possível porque desde o mês de maio, o Governo do Estado honrou com os compromissos. Sendo assim, a diretoria definiu retomar o empréstimo consignado.

“Por sermos uma cooperativa oriunda dos servidores do estado de saúde e segurança pública, possuímos uma modalidade de crédito que permite fazer empréstimos consignados. No entanto, de janeiro a abril, o Estado não nos repassou os recursos financeiros. Porém, de maio até o momento, todos os compromissos vêm sendo honrados”, esclareceu.

Para solicitar a concessão do crédito, o servidor deve entrar em contato com a Sicoob potiguar através do atendimento telefônico nos números (84) 3212-2141 ou 3025-3290 e agendar data e horário para comparecer, presencialmente, à agencia.

Distribuição das sobras

O Sicoob Potiguar realizará nesta quinta-feira (23), às 14h, uma assembleia virtual ordinária e extraordinária entre os associados. A reunião terá três pautas: a apresentação de resultados do ano de 2019, a reforma estatutária e a eleição do conselho diretor. A assembleia será por meio do aplicativo moob e permitirá o voto por CPF.

Os recursos de sobra do Sistema de Cooperativas de crédito do Brasil Potiguar – a ser abordado na pauta de resultados – deveram ser rateados com os associados que fizeram uso de cartão de crédito, bem como aqueles que realizaram aplicação na cooperativa.

De acordo com Anacely de Paula, os cooperados recebem parte da sobra – mensurada através das movimentações dos associados – por serem donos.

“No sistema cooperativistas, os cooperados são donos. Por isso recebem a parte da cooperativa. Nesse rateio, os que utilizaram o cartão de crédito, pagaram juros em operações de concessão de crédito, tiveram saldo médio em conta corrente ou fez aplicação financeira, terá agora um retorno em sua conta corrente”, afirmou.

Sicoob

Formado por cooperativas de crédito, além de empresas de apoio especializadas, o Sicoob é atualmente o maior sistema financeiro cooperativo do país. Nele, os clientes ou cooperados, fazem parte das decisões e resultados financeiros de forma democrática e cooperativa. O sistema de Cooperativa funciona de forma que o cliente vire um sócio do Sicoob

O Sicoob possui hoje cerca de 2,7 mil pontos de atendimentos, entre caixas eletrônicos, canais digitais e presenciais que oferecem produtos e serviços financeiros práticos e modernos.

A distribuição de resultados é um fator propulsor da economia local, já que o dinheiro passa a girar na própria comunidade local.

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Allan Almeida
Jornalista potiguar em formação pela UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *