TRANSPARÊNCIA

Covid-19: Fátima anuncia abertura de mais 89 leitos no RN e reavaliação de eventos já autorizados pela Sesap

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta sexta-feira (4) novas medidas para conter o avanço do novo Coronavírus no Rio Grande do Norte. A principal delas é a abertura de mais 89 leitos em nove regiões do Estado, sendo 53 UTIs e 36 clínicos. A esses leitos se somam os mais de 600 equipamentos instalados desde março no Estado a um custo aproximado de R$ 230 milhões. Os três eventos já autorizados pela secretaria de Saúde Pública passarão por uma reavaliação pelo comitê científico estadual e podem ser cancelados. Os novos laudos já serão divulgadas na próxima semana.

De acordo com os dados atualizados hoje (4), o Rio Grande do Norte soma 97.098 casos confirmados, 44.842 suspeitos e 2.715 mortes. A taxa de ocupação de leitos críticos na rede estadual é de 60%.

Durante entrevista coletiva, Fátima Bezerra afirmou ainda que o Governo do Estado vai realizar, em parceria com a UFRN, mais 24 mil testes sorológicos e distribuir 300 mil máscaras, além das 6 milhões de unidades já entregues gratuitamente à população. O transporte sanitário de pacientes também será ampliado com investimentos no SAMU, mas não houve detalhamento deste ponto.

Outra medida beneficia parte do funcionalismo incluído no grupo de risco. Servidores acima de 60 anos estão desobrigados a comparecer para trabalhar de forma presencial.

As iniciativas em parceria com os municípios através do programa Pacto pela Vida também serão intensificadas. Duas reuniões com prefeitos e gestores da saúde da Grande Natal, litoral e Seridó já estão agendadas para a próxima segunda-feira (7).

Fátima disse que a população precisa voltar a cumprir as recomendações de uso de máscara, higienização e distanciamento / foto: Elisa Elsie

Relaxamento

Nenhuma ação mais drástica como o fechamento de estabelecimentos comerciais para evitar aglomerações foi divulgada. O Governo do Estado autorizou a reabertura por etapas das atividades econômicas a partir de julho.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou mais de uma vez que a pandemia está sob controle no Rio Grande do Norte e disse que o aumento do número de casos vem ocorrendo em razão do relaxamento da própria população:

– Esse aumento se deve ao relaxamento de vários segmentos da população no uso de máscaras, higienização e das aglomerações, em que pese todos os alertas que temos feito. Mas quero aqui tranquilizar a população do Rio Grande do Norte porque o governo continua fazendo o esforço necessário para controlar a pandemia. O Governo do Estado está preparado para garantir assistência à saúde para a população”, afirmou.

A governadora destacou o esforço feito pelo Estado para a abertura de leitos de UTI desde o início da pandemia e comparou a estratégia de descentralizar os equipamentos com hospitais de campanha:

– Foram mais de 600 leitos abertos pelo nosso Governo desde o início da pandemia, o equivalente a seis hospitais de Campanha”, afirmou.

Confira as sete medidas anunciadas pela governadora Fátima Bezerra:

  1. Abertura de 89 leitos, sendo 53 UTI e 36 clínicos;
  2. Ampliação do transporte sanitário vinculado ao SAMU;
  3. Ampliação da capacidade de testagem;
  4. Distribuição de mais 300 mil máscaras para a população;
  5. Servidores acima de 60 anos estão desobrigados de trabalhar presencialmente;
  6. Reavaliação pelo comitê científico estadual dos eventos já autorizados pela Sesap;
  7. Retoma das ações do Pacto pela Vida.

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *