CIDADANIA

Covid-19: Natal amplia 3ª dose para pessoas com 65 anos nesta quarta (6)

Nesta quarta (6), pessoas com 65 anos ou mais já podem procurar os pontos de vacinação contra a covid-19 em Natal para receber a terceira dose (D3) de reforço, desde que tenham se imunizado há pelo menos seis meses com as duas doses ou dose única de qualquer imunizante contra a covid-19.

Também nesta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou o prazo da D2 de Oxford para quem tomou a primeira dose até 22 de julho e vai começar a aplicação da D3 para os imunossuprimidos, de acordo com os critérios do Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde. As pessoas que estão nesse grupo, devem apresentar laudo médico que comprove estar dentro dos critérios listados abaixo. O intervalo mínimo para a terceira dose de reforço deverá ser de 28 dias após a segunda dose do esquema vacinal completo. Já na quinta (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia a terceira dose para pessoas com 60 anos ou mais.

Pessoas que receberão a dose adicional:

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver abaixo)
– Pacientes com hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatorias, doenças intestinais inflamatórias)

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:
– Metotrexato
– Leflunomida
– Micofenolato de mofetila
– Azatipirina
– Ciclofosfamida
– Ciclosporina
– Tacrolimus
– 6-mercaptopurina
– Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)
– Inibidores de JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadactinibe)

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD
UBS’s do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 22 de julho.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS’s do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS’s do município ou nos drives do ginásio Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Shopping Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

Informações sobre a situação das filas em tempo real, quem pode se vacinar no dia e os documentos necessários, estão disponíveis na plataforma https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo