CIDADANIA

Covid-19: Natal diminui prazo de D3 para idosos a partir deste sábado (13)

As pessoas com 60 anos ou mais que estejam há cinco meses com o esquema vacinal completo, a contar da aplicação da D2, poderão receber a terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19 a partir deste sábado, (13). Antes esse intervalo era de seis meses.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) também ampliou o prazo de aplicação da segunda dose da vacina de Oxford. Os usuários que tiverem recebido a D1 até 20 de setembro, poderão tomar a segunda dose do imunizante hoje em qualquer ponto de aplicação.

Neste sábado funcionam os drives do ginásio Nélio Dias, do shopping Via Direta, do Palácio dos Esportes e Ginásio do SESI. Já na segunda (15), feriado de Proclamação da República, vão funcionar apenas os pontos de vacinação do Nélio Dias e Via Direta, das 08h às 16h. Na terça (16), além desses pontos, os usuários podem buscar as unidades básicas de saúde (UBS’s).

Mais informações sobre os locais de vacinação, documentação, dúvidas frequentes e situação das filas nos pontos de imunização em tempo real estão disponíveis em: vacina.natal.rn.gov.br .

Quem pode se vacinar neste sábado em Natal?

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
1. Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro;
2. Grávidas que tomaram a D1 de Oxford;
3. As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos ou mais; além de profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há cinco meses ou 150 dias para os idosos e seis meses ou 180 dias para os profissionais e trabalhadores da saúde; este último grupo ainda deve apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo