Crise existencial
Natal, RN 25 de abr 2024

Crise existencial

23 de abril de 2021
Crise existencial

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Estive doente há umas semanas. Primeiro achei que fosse infartar. Mas, como não houve ataque fulminante, confiei, não era minha vez. Ainda que persistisse a dor no peito. Depois descobri na prática outras possíveis causas de meu padecimento.

Azia, esofagite, gastrite, e outros ias e ites. Um dia você é o rei do mundo. Invencível e intocável. Outro dia você chora por não conseguir comer uma batata insossa. De repente foi assim que me vi. Chamo de consciência das entranhas. É quando você percebe que há coisas ali, dentro de si. E que às vezes elas não funcionam lá muito bem.

Só queria comer uma batata. Ou como sempre falei a vida inteira no interior: batatinha. Veja, não é uma simples batata, nem uma batata inglesa para inglês ver, mas sim uma batatinha. Eu tinha até esquecido o quão bonitinho é esse nome dito assim. No conforto das pequenezas. Só uma batatinha. Nada mais.

Mesmo inha, mesmo diminuta, dói. O fato de nada ingerir esvazia até meus mais profundos pensamentos. Esvazia o estômago, desliga a mente. Deito em desconforto, sem energia. A boca seca e amarga como desconfio estar também por dentro. Durmo na certeza de que sou nada. Enquanto esse dia torna-se noite e depois vira nada.

Outro dia. Agora você é o rei do mundo simplesmente por comer uma batatinha. As entranhas operam em silêncio. No conforto de um banquete insosso e sem graça. Já não se fazem crises de azia como antigamente. Já os conflitos existenciais seguem seu curso normal.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.