Crise financeira e informalidade são retratadas em curta-metragem potiguar 
Natal, RN 23 de abr 2024

Crise financeira e informalidade são retratadas em curta-metragem potiguar 

10 de dezembro de 2020
Crise financeira e informalidade são retratadas em curta-metragem potiguar 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
Imagens: cedidas

O drama da crise financeira, desemprego e informalidade que afeta a maioria da população brasileira são temas presentes em “Mais um João”, curta-metragem que será lançado nesta sexta (11). A narrativa está bem presente no cotidiano de muita gente. No filme, João passa a viver um drama social depois de ser demitido durante a crise econômica que começa a atingir o país em 2015. Para aumentar as preocupações do personagem, ele descobre que a esposa está grávida e vai ter uma gestação de risco, o que a impede de procurar emprego. Apesar da formação universitária, ele não consegue espaço no mercado de trabalho e as opções, assim como sua paciência e os parcos recursos financeiros, vão se esgotando. É depois de levantar de um pesadelo na madrugada que ele sai sem destino em busca de uma solução, até se deparar com uma surpresa numa dessas esquinas da vida.

Quem nunca passou ou conhece alguém que está vivendo situação semelhante?

“Partindo deste ponto, comecei a observar o comportamento econômico do país e da população por onde eu passava, em viagens a trabalho ou quando estava andando de ônibus, indo para o mestrado na UFRN e em outros cenários da cidade, antes da pandemia chegar ao Brasil. Observando aqueles profissionais do mercado informal que entravam e saíam dos ônibus, tentando tirar algum sustento para sobreviver foi que comecei a desenhar a narrativa. Da concepção do filme ao set de gravação, durou três anos esse processo", conta o diretor e roteirista, Athos Muniz.

O filme foi todo produzido durante a pandemia do novo coronavírus e a estreia, diante da covid-19, vai acontecer de forma remota e será transmitida pela internet através do youtube no canal da Com Arte Produções. Após a exibição, parte da equipe de mais de 30 profissionais que esteve envolvida na produção do filme vai participar de um bate-papo com o público pelo chat do canal.

Agora, se você é aquele tipo de pessoa que vai deixando as coisas pra depois é bom correr porque o filme vai estar disponível no canal por apenas dois dias! “Mais um João” é uma realização da Com ArTe Produções em co-produção com a Praia Filmes HD e a Wow Produções. O filme tem patrocínios da Prefeitura do Natal e do D Beach Resort, por meio do programa de incentivo à Cultura Djalma Maranhão. O filme também tem apoio cultural do Sebrae, da empresa de transportes Cidade do Natal e da Clínica Cristina Hahn.

Serviço:

Curta-metragem “Mais um João” - Exibição do filme seguida de bate papo com diretor e elenco do filme
Local: Canal no Youtube da Com Arte Produções
Dia: Sexta-feira (11/12/20)
Hora: 20h
Observação: O filme só ficará disponível neste canal por 2 dias após o lançamento

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.