Crivella censura bienal do Rio e exige recolhimento de livro com temática LGBTQI+
Natal, RN 28 de mar 2024

Crivella censura bienal do Rio e exige recolhimento de livro com temática LGBTQI+

6 de setembro de 2019
Crivella censura bienal do Rio e exige recolhimento de livro com temática LGBTQI+

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou  pelas redes sociais que a história em quadrinhos "Vingadores: a cruzada das crianças" fosse recolhida dos estandes da Bienal do Livro, organizada no Riocentro. Em vídeo divulgado, o prefeito mandou que os organizadores da Bienal do Rio de Janeiro recolhessem um livro que ele considerou de "conteúdo impróprio” por conter dois protagonistas LGBTQI+ que aparecem se beijando. Crivella alegou que a publicação, voltada para adultos, trazia conteúdo sexual destinado a crianças e exigiu, em ato de censura, o recolhimento das edições.

“Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”, disse, em publicação que acompanhava vídeo mostrando o livro censurado.

A obra não é destinada ao público infantil e trata-se da história em quadrinhos “Vingadores – a cruzada das crianças”, que traz cenas em que heróis mantém relacionamento homoafetivo.

Trecho da HQ "Vingadores: A cruzada das crianças" Foto: Reprodução/O GLOBO

Anteriormente, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) chegou a criticar a comercialização da publicação no plenário da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ele apresentou moção de repúdio à Marvel, à Panini e à editora Salvat. “Um alerta aos pais! O livro infantil da Marvel que propaga o homossexualismo (sic) para as crianças!”, verbalizou o vereador carioca em claro tom homofóbico ao pregar termo considerado pejorativo para a comunidade LGBTQI+.

"Vingadores: A cruzada das crianças" é o 66º volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, lançado no Brasil em 2016, pela Editorial Salvat em parceria com a Panini Comics. A série republica gibis em formato de luxo, com capa dura.

Na história, escrita pelo americano Allan Heinberg e ilustrada pelo britânico Jim Cheung, dois membros dos Jovens Vingadores (no original, Young Avengers), Wiccano e Hulkling, são namorados. A história foi publicada originalmente nos EUA entre 2010 e 2012, chegando ao Brasil, ainda em edições mensais em 2012.

Bienal foi contrária

De acordo com a organização, após a postagem, a prefeitura mandou uma notificação extrajudicial para a Bienal, na qual não é pedido o recolhimento da publicação, mas que os livros fossem lacrados e viessem com uma classificação indicativa ou aviso de que há material ou cenas proibidas para menores de idade.

A organização da Bienal afirmou que não irá recolher nem embalar nenhum livro, pois o conteúdo não é impróprio e nem pornográfico, e a publicação é destinada a adultos.

Em nota divulgada, a Bienal ainda disse que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá dois painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+”.

Sobre o conteúdo, a organização do evento diz que se qualquer pessoa que se sentir ofendida, ou não gostar do material, tem todo o direito de trocar o livro.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro é o maior evento literário do país com espaços dedicados às atrações da feira onde o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura.

No último fim de semana de programação, a Bienal trará destaque para temas LGBTQI+ e de diversidade. Numa série de mesas, como “Literatura Trans”, "Feminismo X Machismo" e “Literatura Arco-Íris”, os temas serão discutidos por personalidades como o youtuber Spartakus Santiago, a poeta e slammer Mel Duarte.

*Informações: O Globo e Folha de S.Paulo

**Edição: agência Saiba Mais

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.