Cruzeiro de Macaíba pode levar RN à patamar inédito no futebol feminino
Natal, RN 27 de abr 2024

Cruzeiro de Macaíba pode levar RN à patamar inédito no futebol feminino

7 de maio de 2019
Cruzeiro de Macaíba pode levar RN à patamar inédito no futebol feminino

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na contramão da realidade nacional, em que os times masculinos são, por via de regra, os grandes destaques dos clubes, as jogadoras do Cruzeiro de Macaíba assumem o protagonismo com a camisa celeste. Distante da realidade ideal, a equipe dribla a falta de incentivo e briga por vaga na elite do futebol feminino no Brasil.

Na próxima quarta-feira (8), a equipe disputa com o Botafogo da Paraíba uma vaga direta para a fase mata-mata da Série A2 do Brasileirão. A partida é em João Pessoa (PB), no Almeidão. Se vencer, ganha não só o direito de continuar na briga pelo título, como também faz história no Rio Grande do Norte. É a primeira vez que a raposa potiguar encara uma competição nacional. Também é inédita no Estado a participação de um time feminino na Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol.

O time está no Grupo 3 da segunda divisão e ocupa, neste momento, a segunda posição na tabela com 7 pontos, oriundos de uma derrota, um empate e duas vitórias. No total, são 36 clubes divididos em seis grupos cada. Avançam para a próxima fase os dois melhores colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares. Os quatro clubes que se classificarem para a semifinal, alcançam o acesso à Série A-1, espaço dedicado à elite do futebol feminino no país.

Artilheira do clube e a nona maior goleadora da Série A-2, segundo contabiliza a Confederação Brasileira de Futebol, Deize Alexandre da Silva, de 19 anos, conta que a expectativa é maior diante do último jogo da fase.

"O fato de ser artilheira aumenta a responsabilidade. Espero fazer mais gols e ajudar a equipe", relata. A camisa 8 do clube conta com o apoio dos pais, a dona de casa Alcilene Targino Alexandre, e do ex-jogador de futebol e hoje motorista José Ubelino da Silva Neto. O pai, inclusive, é ex-jogador do Botafogo-PB, time que a meia encara amanhã: "Mas nesse jogo ele vai torcer por mim", brinca.

Filha de ex-jogador do Botafogo-PB, Deize da Silva sabe que o pai vai torcer por ela

Criado em 1936, desde outubro de 2016 o Cruzeiro tem uma equipe feminina. "Nós estamos cientes do que devemos fazer. A vitória nos coloca não só na próxima fase da competição, como também marca o futebol feminino do Rio Grande do Norte. Apesar de só termos três anos, nós queremos ser essa história. Está dentro do nosso objetivo traçado desde o início do projeto", conta Bernardes Filho, técnico do elenco. "Quando falamos de mulher no esporte, as dificuldades aumentam", completa.

Segundo ele, a equipe também encara desafios fora dos gramados, como a falta de dinheiro para a passagem de ônibus das atletas e a falta de alimentação. Nas últimas semanas de preparação, as meninas treinaram menos de duas horas durante as terças, quartas e sábados, dias de treinamento, por causa das condições precárias. O cenário é similar ao de muitos times amadores no Brasil.

O técnico Bernardes Filho está ciente do que as atletas devem fazer em campo
Por outro lado, pra tentar alavancar o esforço das atletas, o clube montou uma equipe de marketing, responsável por arquitetar alternativas de angariar recursos. Para 2019, o Cruzeiro conta com três patrocinadores que ajudam financeiramente o time. Além de parceiros, venda de produtos e um mecanismo de fidelidade ao clube, o sócio Amigos do Futebol Feminino. O time celeste também conta com equipe médica completa.
Até a quarta rodada, o Cruzeiro enfrentou na competição o Náutico, Bahia Lusaca, Canindé e União Desportiva. O jogo de amanhã acontece na casa adversária, em João Pessoa, no estádio Almeidão, às 17h.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.