Curso Nacional de Comunicação debate jornalismo na era Bolsonaro
Natal, RN 29 de mar 2024

Curso Nacional de Comunicação debate jornalismo na era Bolsonaro

10 de junho de 2019
Curso Nacional de Comunicação debate jornalismo na era Bolsonaro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O cenário instalado a partir da candidatura de Jair Bolsonaro é responsável por alterações em diversas áreas sociais, incluindo os temas de comunicação. A fim de discutir o fazer jornalístico a partir dessa conjuntura, a mídia alternativa e o ativismo digital, o IV Curso Nacional de Comunicação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé está com inscrições abertas até 19 de julho. Os encontros, de 29 a 31 do próximo mês, contarão com diversos intelectuais e acontece na sede do Barão, em São Paulo.

Entre os debatedores estarão referências da economia, juventude, Internet e mundo do trabalho. Esta edição do curso contará também com a modalidade online, onde toda programação poderá ser acompanhada à distância, por meio de streaming exclusivo aos inscritos.

Abrindo a programação, em 29 de julho, o curso irá debater “Os desafios políticos e comunicacionais na era Bolsonaro”, com a participação de Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo; Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL; entre outros convidados. Ao longo do dia também será discutido o tema “Mídias digitais: potencialidades e armadilhas”, com Sérgio Amadeu, do Comitê Gestor da Internet e outros participantes.

Já no segundo dia, 30 de julho, o debate começa por meio da questão “Quem são os jovens brasileiros?”, que contará com Renato Meireles, do Instituto Locomotiva de Pesquisas; e Gabriel Medina, ex-secretário nacional de juventude do Governo Federal. Mais tarde, a temática aborda “Como conversar com a juventude?”, em conversa com Carina Vitral, coordenadora nacional da União da Juventude Socialista (UJS); Jessy Dayane, da  coordenação nacional do Levante Popular da Juventude; e outros convidados.

Neste dia, o debate ainda abordará  “As formas de comunicação com a juventude”, com a participação de Pablo Capilé, da Mídia Ninja; Laura Capiglione, do Jornalistas Livres; e Marcelo Branco, profissional de TICs e integrante do Conexões Globais

Para finalizar a programação, dia 31 de julho, será abordada “A ofensiva contra os movimentos sociais”, na presença de Natália Szermeta, da coordenação nacional do MTST; João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST; Marianna Dias, presidenta da UNE; e Clemente Ganz Lúcio, da coordenação do Dieese. Também será debatida a “Cultura sob o cerco fascista”, com o ator Sérgio Mamberti, junto com a cineasta Tata Amaral e o escritor Fernando Morais. O dia termina com a Rodada de conversa sobre os desafios da comunicação e balanço do IV Curso Nacional de Comunicação.

As vagas para o curso são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 19 de julho. O investimento para a inscrição presencial é de R$ 200, enquanto a modalidade à distância (transmissão online) custa R$ 150. A inscrição presencial não inclui alojamento e refeição. Faça sua inscrição (aqui).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.