+ Notícias

Dados epidemiológicos do RN são acompanhados por portal de Laboratório da UFRN

O Rio Grande do Norte conta agora com um sistema de monitoramento contínuo dos casos da pandemia.  A inovação  recebeu o nome de Coronavírus RN e apresenta gráficos com dados sobre pacientes infectados, casos suspeitos, descartados e número de mortes.

Desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do  Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), a ferramenta contabiliza dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Doutor Almino Fernandes (Lacen-RN). O grupo montou ainda uma sala de situação localizada no laboratório, que faz a análise dos dados e alimenta a plataforma com informações.

O objetivo é manter a sociedade informada sobre o avanço da doença e o site é atualizado diariamente também com dados do Nordeste, ao acessar o usuário poderá acessar os MAPAS, um funções do dispositivo de monitoramento que demonstra a porcentagem do número de casos confirmados por bairro em cada município.

De acordo com os pesquisadores organizadores da ferramenta, o serviço também reúne fontes de dados do Governo Federal e serve para informar a população com dados verídicos e de forma explicativa. “Esse trabalho é realizado para gerar informação qualificada, pois acreditamos que a melhor maneira de se combater essa pandemia é ofertar à população uma informação de qualidade”, disse o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Valentim ressalta ainda que todos podem monitorar a evolução da Covid 19 no Rio Grande do Norte e comparar essa evolução com os outros estados do Nordeste. “É uma informação bastante relevante para embasar o poder público a tomar as decisões necessárias, além de deixar a população bem informada”, finaliza.

Covid-19 no RN

De acordo com dados da plataforma, até o final da tarde desta terça-feira (31), o Rio Grande do Norte tinha 82 casos confirmados da doença, 1.836 casos suspeitos e uma morte em decorrência do novo coronavírus. Há ainda 658 casos descartados. A média de dias para os resultados da doença é de 2,2.

Em todo o país, 4.830 é o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e o número de óbitos nesta terça-feira, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde é de 175.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Kamila Tuenia
Jornalista potiguar em formação pela UFRN, repórter e assessora de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *