DEMOCRACIA

Datafolha: 33% do eleitorado admite votar “com certeza” em indicado por Lula

Apesar dos 9% de intenções de voto para o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), ele pode ser considerado favorito para se tornar o próximo presidente, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (10). Apenas no final da noite de ontem, a Folha de S.Paulo liberou a importante informação de que 49% do eleitorado admite votar no candidato de Lula: 33% “com certeza” votam no nome indicado por Lula e mais 16% dizem “poder votar”.

Na pesquisa anterior, 30% votavam com certeza no indicado por Lula e 17% podiam votar, ou seja, o potencial de votos de Haddad era de 47%.

O levantamento também indica que apenas 39% já sabem que ele é o candidato de Lula.

Até então Haddad foi apresentado como vice de Lula. Com o impedimento da candidatura do ex-presidente, a campanha de Haddad para a Presidência começa de fato nesta terça-feira (11), com Manuela D’Ávila (PCdoB) vice.

O resultado da pesquisa apontou também que Jair Bolsonaro (PSL) tem 24% das intenções; Ciro Gomes (PDT), 13%; Marina Silva (Rede), 10%; Geraldo Alckmin (PSDB), 10%; Álvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelle (MDB) estão todos com 3%, cada; enquanto Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. João Goulart Filho (PPL) e Eumael (DC) têm 0%.

Ressalta-se ainda a diminuição dos votos brancos e nulos com relação à pesquisa de 22 de agosto. Caíram de 22% para 15% na pesquisa atual.

Pesquisa Datafolha contou com 2.804 entrevistas presenciais em 197 municípios, no dia 10 de setembro de 2018.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 02376/2018. Os contratantes foram a Folha de S.Paulo e a TV Globo.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais