DEMOCRACIA

De férias em Natal, Boulos encontra políticos de esquerda, visita viveiro da UFRN e propõe nacionalizar projeto de vereador do PSOL

O professor, líder do movimento nacional dos trabalhadores Sem-Teto e ex-candidato à presidência da República pelo PSOL em 2018 Guilherme Boulos escolheu as praias do Rio Grande do Norte para passar a primeira semana de 2022 com a família. Além dele, vieram a estudante de Direito e esposa Natália Szermeta e as duas filhas do casal.

Em Natal (RN), apesar dos dias de descanso, Boulos encontrou políticos do PT, PSOL e PCdoB em um café da manhã oferecido nesta segunda-feira (10) pelo senador Jean Paul Prates (PT) e atendeu a um convite do vereador Robério Paulino (PSOL) para conhecer o projeto Arboriza Natal, que prevê o plantio de 50 mil mudas na capital nos próximos quatro anos.

Há registros nas redes sociais de Boulos e de Natália Szermeta de passeios pelas praias de Ponta Negra, Maracajaú, Pipa, além de um encontro com nativos da comunidade indígena Catu, em Canguaretama. A família do politico paulista ainda seguiu até a Ponta do Seixas, na Paraíba.

No café da manhã na casa de Prates participaram a deputada federal Natália Bonavides (PT), o secretário de Estado Fernando Mineiro (PT), além dos vereadores Pedro Gorki (PCdoB), Divaneide Basílio (PT), Robério Paulino (PSOL), além de assessores e dirigentes partidários.

Fontes ouvidas pela agência Saiba Mais informaram que o encontro foi mais uma confraternização com opiniões gerais sobre a política em nível nacional e local. Ele defendeu a revogação da reforma trabalhista, do teto de gastos e voltou a repetir que o Brasil vai precisar enfrentar a questão dos privilégios, cobrando imposto dos mais ricos.

Boulos chegou a comentar também sobre uma rusga com o PT paulista por conta da possível candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo quando o ex-presidente Lula já havia prometido apoio a ele ao cargo.

“Ele falou também que fica difícil para o PSOL abrir mão da candidatura a presidente, já que para ele é certo que o PSOL vai apoiar Lula, e da candidatura ao Governo”, disse uma das pessoas presentes ao encontro.

Sobre o cenário local, o vereador Pedro Gorki, filiado ao PCdoB do vice-governador Antenor Roberto, falou que é importante manter o caráter popular das alianças ao projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra. “Nas entrelinhas, todos deixaram claro o desconforto da aliança com os Alves”, informou a fonte.

Saiba Mais: “Se a gente não trouxer para o palanque do Lula e do PT quem foi contra nós, não vamos ter maioria para ganhar as eleições”, afirma Mineiro

Saiba Mais: Vice-presidente do PT rebate Mineiro: “Nossa vitória em 2018 no RN foi contra as oligarquias, e não com elas”.

“Um quilo de exemplo vale mais que uma tonelada de argumento”, afirma Boulos

Guilherme Boulos em visita ao viveiro da UFRN ao lado do vereador Robério Paulino. Foto: cedida

Após o café, Guilherme Boulos visitou o viveiro da UFRN onde o vereador Robério Paulino coordena o Arboriza Natal e ficou entusiasmado com o que viu. O projeto prevê o plantio de até 50 mil mudas de árvores pelos próximos quatro anos em parceria com a prefeitura de Natal e a Câmara Municipal.

Boulos se mostrou sensível à pauta ambiental e disse que o Brasil precisa mudar a rota e encarar a questão de frente e sem medo do debate:

– O debate é de modelo, não é apenas a muda. Isso é uma disputa de modelo de desenvolvimento, do conceito de sociedade. Tenho um amigo que costuma dizer que um quilo de exemplo vale mais que uma tonelada de argumento. A iniciativa é que convence as pessoas”.

Pré-candidato ao Governo de São Paulo, Guilherme Boulos sugeriu nacionalizar o projeto e espera que o lançamento seja feito em Natal.:

– O agronegócio no Brasil serve para exportação. A maior parte do que a gente consome vem já da agricultura familiar, mesmo com pouca terra pra plantio, mesmo com a falta de investimento. Precisamos mudar a rota, queremos fazer no PSOL um debate sério a partir dos movimento sociais, com os indígenas, com o movimento quilombola, com todo movimento ambientalista”, afirmou.

O vereador Robério Paulino afirmou que espera contar com a presença de Boulos já em abril em Natal para um evento ambiental:

– Ele se revelou impressionado com o projeto e nos propôs uma parceria. Acertamos que ele voltará muito em breve a Natal, talvez já em abril, para um grande evento ambiental que promovermos conjuntamente”, disse.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"