EXCLUSIVO: De nove hospitais particulares em Natal, sete estão sem vagas de leitos críticos para pacientes com covid-19
Natal, RN 28 de mar 2024

EXCLUSIVO: De nove hospitais particulares em Natal, sete estão sem vagas de leitos críticos para pacientes com covid-19

6 de março de 2021
EXCLUSIVO: De nove hospitais particulares em Natal, sete estão sem vagas de leitos críticos para pacientes com covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Até a sexta (5), o Rio Grande do Norte tinha um total de 873 pacientes internados segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), sendo 345 na rede privada, que está bem perto de sua capacidade máxima de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) para pacientes com covid-19.

O levantamento foi realizado pela equipe da agência Saiba Mais. No Hospital Rio Grande, são 18 UTI’s, 20 unidades semi-intensivas e cinco leitos extras, mas todos estão ocupados. A Unimed, que conta com sete hospitais em sua rede, tem 134 pacientes internados com Covid, sendo 59 em UTI’s. A unidade ainda tem 11 leitos disponíveis para UTI, uma para UTI pediátrica e 14 para enfermaria.

A Policlínica tem 11 leitos de UTI, 25 de enfermaria, um semi-intensivo e um extra, mas todos estão ocupados. No Hospital Luís Antônio são três leitos de UTI e quatro de enfermaria, também sem vagas para novas internações. A Promater conta com dez vagas de UTI, mas todas ocupadas. A unidade tem, ainda, 16 leitos de enfermaria, com quatro vagas disponíveis, outros quatro leitos de UTI pediátrica com três vagas e mais três UTI’s neonatais, também com três vagas disponíveis. O Hospital tem, ainda, dois leitos extras de UTI adulto e dois de enfermaria, porém já ocupados.

No Hospital São Lucas, das 17 UTI’s existentes, todas estão ocupadas e dentre os 39 leitos na enfermaria, cinco ainda podem receber pacientes. No Hospital do Coração, dos 149 leitos existentes, 56 é para pacientes com covid-19. Desses, 33 são vagas de UTI que, por enquanto, cinco ainda estão disponíveis. A unidade tem, ainda, 20 leitos semi-intensivos com duas vagas disponíveis. As demais alas do hospital continuam funcionando normalmente para os pacientes afetados por outras doenças.

A Hapvida é outra unidade de saúde com leitos esgotados. Dos nove leitos de UTI, um na pediatria e mais 36 leitos de enfermaria, todos estão ocupados. Situação semelhante à do Hospital Memorial, onde dos nove leitos de UTI e 14 de enfermaria estão ocupados e sem mais vagas para novas internações.

Na tarde desta sábado (6), 16 hospitais no Rio Grande do Norte estavam com todos os seus leitos críticos ocupados. Além deles, outros quatro apresentavam taxa de ocupação de 90% ou mais. A Região Oeste está com 98% de taxa de ocupação, seguida pelo Seridó (97%) e Região Metropolitana. Ao todo, a média da taxa de ocupação do Rio Grande do Norte é de 96%.

O estado tem, até o momento, 172.178  casos confirmados e outros 95.300 suspeitos de covid-19. Um total de 3.718  já morreram no RN em decorrência da doença, sendo oito nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (04), João Câmara (01), Serrinha (01), Mossoró (01), Angicos (01). Outros 780 óbitos suspeitos estão sendo investigados pela Sesap.

Imagens: reprodução Lais/ UFRN
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.