Decisão do STF pode anular condenação de Lula e de outros réus da Lava Jato
Natal, RN 28 de mar 2024

Decisão do STF pode anular condenação de Lula e de outros réus da Lava Jato

26 de setembro de 2019
Decisão do STF pode anular condenação de Lula e de outros réus da Lava Jato

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (26), por maioria de 6 votos a 3, que os réus acusados em delação premiada têm o direito de falar por último em processos em que também haja réus delatores. O julgamento foi suspenso e volta na próxima quarta-feira (2), mas o resultado final não muda.

A tese da ordem de fala dos réus delatados anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Alberto Bendine e vem sendo usada como jurisprudência pela defesa de outros condenados na operação pela Lava Jato para que o STF com o objetivo de anular as condenações.

O ex-presidente Lula pode ser beneficiado pelo novo entendimento da maioria dos ministro do STF.

O julgamento desta tarde, porém, tem impacto imediato apenas para o ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, que apresentou recurso com os mesmos motivos de Bendine.

Os ministros vão discutir agora se a decisão vale para todos os casos ou se haverá uma data limite para que o entendimento passe a ser usado.

Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram a decisão, enquanto Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram a favor.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.