DEMOCRACIA

Deputada defende que poder público assuma o hotel Reis Magos

Com a bancada federal adormecida até o momento diante da polêmica em torno do tombamento ou demolição do hotel Reis Magos, na praia do Meio, a deputada Natália Bonavides (PT) foi a primeira voz a dizer com todas as letras o que pensa sobre o tema. Para a parlamentar, o poder público deveria assumir o prédio, uma vez que o hotel foi construído com dinheiro público, numa ação conjunta entre a Sudene e a Embratur em 1965.

– Não podemos deixar que esse símbolo seja demolido e desapareça das páginas de nossa história. Atualmente o prédio encontra-se em estado de abandono, por isso a necessidade de tombamento para sua preservação histórica. Além do tombamento, defendemos que o prédio seja assumido pelo poder público, restaurado e seu uso destinado a uma finalidade social.

O imóvel foi comprado em 2013 pelo grupo Hotéis Pernambuco S/A, que anunciou a demolição do prédio na época. Desde então, há uma disputa jurídica sendo travada sobre a preservação de parte do prédio.

O mercado imobiliário e setores conservadores e reacionários da imprensa do Rio Grande do Norte têm feito uma pressão grande pela demolição. Ativistas de defesa do patrimônio histórico e cultural defendem o tombamento da fachada do hotel em razão do valor arquitetônico do imóvel.

Natália Bonavides destacou que o hotel Internacional dos Reis Magos foi considerado um símbolo do turismo potiguar, já que foi o primeiro grande hotel da capital.

– Pouca gente sabe, mas sua construção se deu com dinheiro público, por meio de uma ação conjunta da Sudene e da Embratur. A construção também é um exemplo da Arquitetura Moderna Brasileira, tendo o reconhecimento da Procuradoria Estadual do Patrimônio, da Defesa Ambiental e dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de História, ambos da UFRN.

Além da deputada federal, o senador Jean Paul Prates já havia se posicionado defendendo a revitalização do hotel, mas disse não ter opinião formada sobre o tombamento.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *