CIDADANIA

Dia da Consciência Negra: confira eventos sobre temática programados para esta sexta no RN

Desde 2003, todo dia 20 de novembro no Brasil, somos convidados a levantar ainda mais discussões sobre a ancestralidade afrodescendente brasileira na cultura, culinária, política e outros diversos aspectos. Trata-se do Dia Nacional da Consciência Negra, data estabelecida pela Lei 10.639, de 2003, que coincide com o dia 20 de novembro de 1695, ocasião da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pelo fim da escravidão no país.

Separamos abaixo três eventos promovidos por organizações potiguares que convidam a discutir diversos aspectos desse momento:

Novembro Negro do IFRN

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRN promove uma série de debates virtuais destinados a todos os campi do Instituto, em referência à data. Para participar, basta acessar o Portal sistêmico do Novembro Negro no IFRN e navegar na programação.

UNEGRO debate mulheres, política, racismo e periferia no Dia da Consciência Negra em Natal

A União de Negros pela Igualdade no Rio Grande do Norte (Unegro-RN) vai celebrar o Dia da Consciência Negra em Natal jogando luz sobre temas recorrentes no debate sobre racismo no país.

O coletivo vai realizar uma live com sete personalidades negras da capital a partir das 17h, pelo google meet. A mediação será feita pela coordenadora do UNEGRO no Estado Mara Jovanka.

Entre os nomes confirmados está o da vereadora Divaneide Basílio (PT), primeira parlamentar preta da Câmara Municipal de Natal e reeleita dia 15 de novembro com expressivos 5.988 votos. A petista fala sobre “As mulheres negras nos espaços de poder”.

“O racismo institucional e estrutural” será o tema da intervenção da dentista Samara Martins, que também se lançou candidata a vereadora pela Unidade Popular. O “Homem negro no campo” é o assunto da fala do agropecuarista Valdemir Sales. “A saúde nas favelas”, sob a perspectiva do direito à saúde pública, vai ser debatido pela assistente social Jussara Veloso.

A live traz ainda a discussão sobre “Questão social nas periferias e o Quilombo em tempos de pandemia”, sob a condução da bacharel em Direito Suely Costa, e debate o “Racismo na gestão do Saneamento Básico”. Esse é o tema da fala do analista de regulação em saneamento Pedro Júnior.

A live estará disponível ao público a partir do link: https://meet.google.com/kmk-dxig-vsy

Semana da Consciência Negra em Apodi e Canguaretama

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campi Apodi e Canguaretama, promovem mais uma edição da Semana da Consciência Negra. O evento começou segunda-feira e se estende até a próxima sexta-feira (20) com edição totalmente remota.

Nesta sexta, 20, a programação oferece um palestra com o tema: “Cores, lutas e palavras: práticas antirracistas e representatividade negra”, a partir das 14h, ministrada por Antonio Baruty, professor do Departamento de Biologia Molecular da UFPB e coordenador do Neabi-UFPB.

Também haverá, às 16h, mesa redonda sobre experiências quilombolas no interior do Estado. Toda a programação está disponível na página da Semana da Consciência Negra 2020.

 

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *