CIDADANIA

Dia Mundial de Paralisia Cerebral será lembrado em evento educativo na Arena das Dunas

O Instituto Santos Dumont (ISD) promove neste domingo (6), a partir das 16h, na área externa da Arena das Dunas, um evento voltado para famílias e pacientes com paralisia cerebral. Nesta data, em todo o mundo, é celebrado o Dia Mundial de Paralisia Cerebral.

Batizado de “Mover como um só”, o evento acontece em escala global e busca chamar atenção para os benefícios do esporte e da atividade física na melhoria da qualidade de vida de pessoas com paralisia cerebral.

Na programação que integra o “Domingo na Arena”, o ISD vai oferecer duas atividades, em parceria com a UFRN e a Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba: estações de atividades esportivas adaptadas e oficina descobrindo os limites da Paralisia Cerebral.

Todas as atividades são gratuitas.

Em todo o mundo pessoas usarão verde e monumentos serão iluminados nessa cor como forma de chamar atenção à causa. A ação do ISD será oferecida pela equipe, residentes multiprofissionais no cuidado à saúde da pessoa com deficiência e alunos de mestrado em neuroengenharia vinculados às suas unidades que desenvolvem atividades nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia no município de Macaíba: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

O Instituto Santos Dumont realiza atendimentos em reabilitação desde 2017, quando o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), unidade do Instituto localizada em Macaíba (RN), passou a atuar também como Centro Especializado em Reabilitação (CER III). O ISD atende crianças com Paralisia Cerebral (PC) no contexto de clínicas específicas do CER, como Epilepsia e Microcefalia.

Estima-se que no mundo aproximadamente 17 milhões de pessoas têm Paralisia Cerebral, condição de saúde que acarreta alterações neurológicas permanentes, afetando o desenvolvimento motor e/ou cognitivo do paciente e provocando limitações nas atividades de rotina. É a deficiência mais comum na infância.

Serviço:
Atividades do Dia Mundial da Paralisia Cerebral
Domingo, 06 de outubro
A partir das 16h
Área externa do Estádio Arena das Dunas
Natal (RN)
Atividades abertas ao público

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *