Diretor da editora Cia das Letras troca socos com homem na Flip
Natal, RN 20 de abr 2024

Diretor da editora Cia das Letras troca socos com homem na Flip

12 de julho de 2019
Diretor da editora Cia das Letras troca socos com homem na Flip

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O diretor da editora Companhia das Letras Luiz Schwarcz se envolveu numa briga com um homem pouco antes da mesa Angico, que contou com a participação das autoras Ayelet Gundar-Goshen (Israel) e Ayòbámi Adébáyò (Nigéria).

Schwarcz foi ofendido verbalmente por um homem que alegou que o editor teria se recusado a entregar em mãos ao escritor moçambicano Mia Couto um livro escrito pela esposa dele.

Luiz Schwarcz sofre de depressão e admitiu que agrediu fisicamente o homem.

Logo após o episódio, o editor deu sua versão no blog da editora Cia. das Letras. A seguir, o texto na íntegra:

 Antes da abertura da mesa Angico, com as autoras Ayelet Gundar-Goshen e Ayòbámi Adébáyò e mediação de Lilia M. Schwarcz, um senhor me abordou e passou a me agredir verbalmente, pois — segundo ele —, no lançamento do livro Grande sertão: veredas em São Paulo (09/04), eu teria me recusado a entregar o livro de sua esposa ao escritor Mia Couto. Na minha lembrança este senhor desejava entregar pessoalmente e, mesmo que esta lembrança esteja errada, nunca entrego pessoalmente livros a autores estrangeiros, sempre indicando quem pode fazê-lo na editora.

 Após repetir diversas vezes os xingamentos, a mesma pessoa começou a discorrer que sabia que eu sofro de depressão. Neste momento, justamente por ser portador de depressão bipolar leve, não controlei meus sentimentos perante a agressão e o assédio e disse que teríamos que resolver aquele assunto imediatamente. Foi uma atitude infeliz da minha parte, provocada pelas repetidas agressões verbais, enquanto eu apenas aguardava o início do evento.

 Presto esse esclarecimento, abrindo detalhes íntimos do meu temperamento, para pedir desculpas à Flip, que faz parte dos orgulhos de minha vida, e ao público. Estou triste com a minha falta de controle e optei por expressar no blog da editora este sentimento.

Luiz Schwarcz

Paraty, 12/07/2019

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.