TRANSPARÊNCIA

Dnit derruba outdoor contra presença de Bolsonaro no RN, mas mantém demais publicidades no mesmo local

Apesar dos outdoors com diferentes publicidades existentes há cerca de dez anos na BR-405, em Pau dos Ferros, apenas aquele que continha mensagem contra a presença do presidente Jair Bolsonaro no município foi derrubado na noite desta quarta (23), segundo moradores da cidade.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), todas as placas de publicidade na faixa de domínio desse segmento da BR-405/RN estão instaladas de maneira irregular e serão removidas, independentemente do teor das mensagens contidas. No entanto, até a manhã desta quinta (24), os demais outdoors permaneciam no local.

O Dnit, que é um órgão do Governo Federal, informou por meio de nota que a remoção atende ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro, que em seu artigo 83, da Lei nº 9.503/97, que preconiza que a afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via. Assim, as publicidades implantadas em faixa de domínio sem prévia análise técnica do Dnit, poderia prejudicar a visibilidade da sinalização rodoviária.

A direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também informou que na noite de ontem e na manhã desta quinta, foi designada uma equipe da empresa responsável pela manutenção da rodovia para iniciar os trabalhos de retirada de todos os outdoors instalados ao longo da BR-405. Porém, para evitar tumultuo, a Superintendência do Dnit no Rio Grande do Norte suspendeu os trabalhos desta quinta.

Está prevista para a tarde desta quinta a visita do presidente Jair Bolsonaro a Pau dos Ferros, que irá acompanhado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações). No município, a comitiva irá assinar ordem de serviço para construção do Ramal do Apodi e do projeto executivo da barragem Poço de Varas, Praça de Eventos São Judas Tadeu.

Outro outdoor com publicidade irregular na mesma BR-405, mas que não foi removido pelo Dnit I Foto: cedida

PAU DOS FERROS PROTESTA CONTRA BOLSONARO 

Assim como em Mossoró, também foi registrado em Pau dos Ferros manifestações contra a presença do presidente Jair Bolsonaro na cidade. O protesto começou antes mesmo da chegada da comitiva presidencial ao município.

Foto: cedida
Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo