Doses enviadas ao Rio Grande do Norte são insuficientes e Governo do Estado fraciona 1ª fase da imunização em etapas
Natal, RN 26 de abr 2024

Doses enviadas ao Rio Grande do Norte são insuficientes e Governo do Estado fraciona 1ª fase da imunização em etapas

19 de janeiro de 2021
Doses enviadas ao Rio Grande do Norte são insuficientes e Governo do Estado fraciona 1ª fase da imunização em etapas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado tinha uma estimativa de vacinar 730 mil pessoas no Rio Grande do Norte na 1ª fase de vacinação contra a covid-19. No entanto, foram enviadas ao RN 82.440 doses, que serão utilizadas em duas etapas da vacinação, num total de 39.258 potiguares que receberão as duas doses da vacina, num intervalo de 28 dias.

A prioridade era vacinar trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, mas diante das doses insuficientes serão imunizados primeiro as equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas no processo de vacinação, além de idosos e trabalhadores que atuam nesses abrigos.

“Nesse primeiro momento, receberão a vacina os idosos que estão institucionalizados, ou seja, aqueles que moram em abrigos. Com relação aos profissionais de saúde, também houve uma necessidade de escalonamento. Como prioridade, primeiramente, serão os próprios vacinadores, além dos profissionais que estão atuando na linha de frente, seja em urgências e emergências, seja em UPA's, Samu's, unidades hospitalares, hospitais de campanha, Centros Covid e profissionais da atenção primária”, explica Maura Sobreira, secretária adjunta de Estado da Saúde Pública (Sesap),

A expectativa da Sesap é que a próxima remessa enviada pelo Ministério da Saúde seja suficiente para cobrir todos os profissionais de saúde e idosos em abrigos. Ao todo, o estado conta com 711 salas de vacinação ativas. O voo com as doses da Coronavac desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta de 1h da madrugada desta terça (19). Do aeroporto, as vacinas foram transportadas para a Central de Armazenamento e Distribuição instalada na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal.

Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara, além de Natal e cinco municípios da Região Metropolitana (Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim), vão receber esse primeiro lote de vacinas enviado ao RN. Estão previstas mais de 12 mil doses para Natal, já a quantidade de doses encaminhadas aos demais municípios não foi divulgada de forma antecipada por motivos de segurança.

Para garantir a segurança, as vacinas seguiram para o interior em viaturas do Corpo de Bombeiros escoltados pela Polícia Militar. Nas rodovias federais, guarnições da PRF deram apoio à logística montada para o transporte. Assim que as doses chegarem aos municípios, o Estado continua a garantir a integridade dos imunizantes. A estimativa é de que todas as doses de vacinas recebidas pelo Estado sejam distribuídas em até 12 horas para os locais de imunização e que a primeira vacina seja aplicada em até 72 horas. Por uma questão de controle, todos os municípios e estados têm que seguir o cronograma de prioridades previsto no Plano Nacional de Imunização.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.