Sem categoria

Doulas terão permissão para acompanhar trabalhos de parto em Natal

Doulas terão permissão para acompanhar partos em Natal

A presença de doulas durante os trabalhos de parto realizados nas maternidades e hospitais de Natal está próximo de virar lei. A Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Carlos Eduardo Alves ao projeto, protocolado pela vereadora Júlia Arruda. Tanto o prefeito como a vereadora são do PDT. A Prefeitura alegava que o PL implicaria em aumento de gastos para o município. O projeto não obriga a presença das doulas em todos os partos, mas faculta à mulher a opção pela assistência. Desde 2013, as doulas são uma categoria profissional regulamentada no Brasil.

O projeto é considerado uma conquista para a humanização do parto e estima-se que a presença de doulas diminui pela metade os índices de cesariana, além de reduzir em 25% a duração do trabalho de parto, segundo estudos internacionais. A vereadora Júlia Arruda, autora do projeto, destacou que não há custo para o município:

– Está expresso no projeto que as doulas atuarão sem ônus e vínculos empregatícios com as instituições ou com o Município. O texto é claro no sentido de que são acompanhantes de parto escolhidas livremente pela parturiente, a quem caberá, se for o caso, remunerá-la.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo