CULTURA

E-book reúne perfis de 13 fotojornalistas potiguares

Contando a história e os registros dos jornalistas do Rio Grande do Norte, a coleção Jornalismo Potiguar lança sua terceira edição nesta terça-feira (26), às 19h, no auditório do Laboratório de Comunicação. O e-book “Fotojornalismo Potiguar” reúne perfis de 13 fotojornalistas do Estado que têm em comum a vivência cotidiana com acontecimentos transformados em notícia também na forma de imagens. A obra é uma produção dos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, organizada pela professora Socorro Veloso, John William Lopes e Pedro Torres, em parceria com a Tribo/Máquina.

Com prefácio da jornalista e diretora de redação da Tribuna do Norte, Cledivânia Pereira, e posfácio do professor Daniel Meirinho, o e-book reúne um importante acervo de histórias e memórias de mulheres e homens que conheceram a prática da fotografia jornalística das mais variadas maneiras, e a testaram nas mais diferentes situações.

São relatos que permitem uma melhor compreensão dos desafios, limites e dilemas do ofício, que se reconfigura de modo profundo, especialmente a partir do advento das tecnologias digitais. Em paralelo, a obra também visa constituir um espaço de debates do fotojornalismo como forma de conhecimento do mundo em suas diferentes dimensões, sejam elas narrativas, estéticas, éticas e/ou políticas.

Entre os fotojornalistas que integram os perfis estão Adriano Abreu, Adrovando Claro, Alex Régis, Ana Silva, Canindé Soares, Elisa Elsie, João Maria Alves, José Aldenir, Magnus Nascimento, Moraes Neto, Ney Douglas, Teotônio Roque e Vlademir Alexandre.

O terceiro volume da coleção foi um trabalho que nasceu a partir da contribuição de 40 estudantes da disciplina de História e Legislação do Jornalismo, oferecida no primeiro semestre de 2019. De acordo com a professora, os discentes abraçaram a ideia com entusiasmo e ajudaram, desde o início do projeto, a manter a coleção viva ao contar as memórias e os esforços de profissionais que tanto somaram ao jornalismo norte-riograndense.

“A intenção era contar um pouco da vida e das experiências de fotojornalistas atuantes no RN, e apresentar uma pequena, ainda que significativa, parcela do riquíssimo acervo fotográfico mantido por cada profissional. E assim foi feito: ao final do período letivo, tínhamos em mãos 13 histórias inspiradoras e dezenas de fotos gentilmente cedidas por nossas entrevistadas e entrevistados, para preparar o livro que agora chega a público”, explica a professora Socorro Veloso, uma das organizadoras do e-book. 

Está é a terceira edição da coleção Jornalismo Potiguar, que inclui dois outros títulos: “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar”, lançado em 2018; e “Jornalistas escritores do RN: entrevistas”, lançado em 2017. O e-book foi organizado em parceria com a Tribo/Máquina. 

Segundo a professora Socorro Veloso, a coleção se dispõe à tarefa de contribuir para a construção e circulação de memórias do jornalismo potiguar que sirvam não só ao tempo presente. “Nossa coleção reúne um trabalho para o futuro que permite compreender as formas de se pensar e produzir jornalismo no Rio Grande do Norte, especialmente a partir da segunda metade do século 20 e primeiras décadas do século 21”.

“São memórias construídas em meio às tensões do ambiente social e político, da cotidianidade sempre alterada pelas mutações da técnica e da cultura, e dos paradoxos que afetam o jornalismo como prática social e forma de conhecimento do mundo”, conclui a professora.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do e-book “Fotojornalistas Potiguares”

QUANDO: Terça-feira (25), às 19h

ONDE: Auditório do Departamento de Comunicação (Decom/UFRN)

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo