Fundação José Augusto vai selecionar 400 projetos no RN através de Edital Glorinha Oliveira
Natal, RN 7 de mai 2024

Fundação José Augusto vai selecionar 400 projetos no RN através de Edital Glorinha Oliveira

13 de novembro de 2021
Fundação José Augusto vai selecionar 400 projetos no RN através de Edital Glorinha Oliveira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foram abertas neste sábado (13), as inscrições para o Prêmio Glorinha Oliveira de Apoio Emergencial a Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura Potiguar. Ao todo, serão selecionados 400 projetos que se caracterizem como histórias de vida, para constituir um acervo da memória artística e cultural potiguar.

O edital vai premiar trabalhos voltados para a carreira e obra por meio da autobiografia de trabalhadores e trabalhadoras que tenham produção artístico-cultural ativa no Rio Grande do Norte. As premiações são individuais no valor de R$ 4,5 mil e os contemplados serão definidos pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA).

O edital completo pode ser consultado no site www.cultura.rn.gov.br, na secção “Editais Culturais/Editais Abertos”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected], entre os dias 4 e 7 de dezembro. Quem for propor algum projeto, também precisa fazer um cadastro pessoal no link disponibilizado no edital. A convocação dos selecionados será publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de dezembro de 2021.

O projeto terá um investimento total de R$ 1.800.000,00 oriundos de repasse da Lei Federal nº 14.017 (Lei Aldir Blanc) e provenientes do orçamento geral da Fundação José Augusto (FJA).

Glorinha Oliveira

Glorinha Oliveira nasceu em Natal no ano de 1925 e desde criança se destacava cantando. Aos dez anos ganhou um prêmio de cantora mirim em um programa de calouros em Pernambuco. Esteve presente em diversas inaugurações de rádios pelo Brasil na década de 50 representando o estado do RN e participou de importantes programas na TV como Festa Baile em 1981 na TV Record e Sem Censura em 1988 na TV Educativa. Dividiu palco com grandes artistas como Ademilde Fonseca, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Carlos Galhardo, as Irmãs Baptistas e Moacyr Franco entre outros.

Foi ainda locutora, participou de programas de humor e radionovelas e chegou a escrever mininovelas. Gravou seu primeiro CD em 1999 intitulado “Meu Tempo” que teve participação de grandes músicos como Sérgio Cleto, Vitor Biglioe, Mingo, Altamiro Carilho, Milton Guedes e seu filho Aécio entre outros. Em 2001 gravou o CD “Entre Amigos” homenageando compositores da terra.

A artista faleceu em 23 de fevereiro de 2021, aos 95 anos, por complicações provocadas pelo enfisema pulmonar, que a acompanhava desde os tempos da Rádio Poti. Glorinha deixou um filho, cinco netos e dois bisnetos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.