Eleição da UERN na próxima segunda (10) será em formato virtual e terá duas chapas na oposição
Natal, RN 28 de mar 2024

Eleição da UERN na próxima segunda (10) será em formato virtual e terá duas chapas na oposição

8 de maio de 2021
Eleição da UERN na próxima segunda (10) será em formato virtual e terá duas chapas na oposição

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Já está tudo pronto para as eleições da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), marcada para a próxima segunda (10). Por causa da pandemia da covid-19, a votação vai ocorrer de forma virtual através da plataforma da Universidade, o Sigeleição.

Cerca de 12 mil pessoas poderão votar para escolher os próximos ocupantes da reitoria pelos próximos quatro anos. Em 2021, três chapas estão na disputa, sendo uma da situação e duas na oposição. Desde que foi implantada a paridade dos votos entre professores, técnicos administrativos e estudantes, essa é a primeira vez que a eleição terá duas chapas na oposição. Cada segmento tem o mesmo peso, de 33,33%, e o voto não é obrigatório.

Uma das chapas da oposição é a Muda Uern, formada pelo professor do curso de Educação Física, Adalberto Veronese, e por Maria José Vidal, professora do curso de Ciências da Religião.

“É importante que as pessoas exerçam o direito que têm ao voto. Estamos vivendo hoje, no Brasil e no mundo, diversas mudanças, como a que aconteceu nos Estados Unidos, com a eleição de Joe Biden e Kamala Harris, temos no Governo do Estado uma governadora eleita por voto popular, assim como em Mossoró. Acreditamos que essas mudanças também mereceriam chegar dentro da instituição. Há anos observarmos o mesmo grupo que atua há décadas”, comenta o candidato a reitor, Adalberto Veronese, que tem Maria José Vidal, como vice.

Quem também se candidatou como oposição a atual gestão foram os professores Paulinho Silva, do curso de Letras, e a professora Kelânia Mesquita, do curso de Química. Candidatos à reitor e vice, respectivamente.

Foi a nossa candidatura que impetrou o mandado de segurança, acatado pela Justiça nas duas instâncias e pelo Ministério Público, para que fosse garantido o amplo direito de voto para tod@s e para que as resoluções eleitorais do CONSUNI fossem cumpridas e respeitadas. Além disso, apresentamos proposta para a Comissão Eleitoral e Reitoria, para resolver o impasse da suspensão das eleições por força do mandado de segurança, o que garantiu e viabilizou a liberação para a realização das eleições", destaca Paulinho, dentre as medidas adotadas pela chapa.

A atual gestão da Uern, comandada pelo reitor Pedro Fernandes, começou em 2013. O grupo, que tem conseguido garantir a eleição dos sucessores e completa 53 anos à frente da instituição em 2021, é representada pela chapa da candidata à reitora, Cicília Maia, e pelo candidato a vice, Francisco Dantas, ambos professores do curso de Ciências da Computação.

“Faço parte de uma equipe de gestão que é diversificada, comprometida e muito zelosa com a Uern, e tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Estamos na reta final e muito felizes por toda a caminhada e pelas manifestações de apoio e carinho isso demonstra que estamos no caminho certo. Acreditamos que uma universidade forte se constrói com a participação de todos e todas. É com muita união, trabalho e amor que vamos tornar a Uern maior, mais forte, dinâmica e justa para todas as pessoas”, defende Cicília Maia.

Para votar, basta acessar o Sigeleição com login e senha. Caso o eleitor ainda não tenha login e senha, é preciso acessar o e-mail e seguir as orientações encaminhadas pela Diretoria de Informatização (DINF).

Chapa: Muda UERN, formada por Adalberto Veronese (nº 80) e Maria José Vidal (nº 81) I Foto: cedida
Chapa: Somos Uern, formada Cicília Maia e Francisco Dantas I Foto: cedida
Chapa: Uma Outra Uern é Possível, formada por Paulinho Silva (nº 70) e Kelânia Mesquita (nº 71) I Foto: cedida
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.