Eleições 2022: Fátima e Lula lideram com folga pesquisa em Mossoró para Governo e Presidência
Natal, RN 24 de abr 2024

Eleições 2022: Fátima e Lula lideram com folga pesquisa em Mossoró para Governo e Presidência

23 de abril de 2021
Eleições 2022: Fátima e Lula lideram com folga pesquisa em Mossoró para Governo e Presidência

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra e o ex-presidente Lula têm a preferência do eleitorado mossoroense para 2022. É o que aponta a pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró e divulgada na quinta-feira (22) pela TV Cabo Mossoró (TCM).

Ao todo, 831 eleitores foram consultados dias 19, 20 e 21 de abril. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Fátima aparece com 33,69% contra 14,32% do senador Styvenson Valentim (Podemos), segundo nome mais citado. O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) foi citado por 4,81% dos eleitores, tecnicamente empatado com o atual prefeito da capital Álvaro Dias (PSDB), com 4,57% das intenções de voto. O ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (sem partido) foi lembrado por apenas 2,29%.

Chama a atenção o número de eleitores que disseram que votariam em branco ou nulo, 27,08%. Já os que revelaram ainda não ter candidatos representam 13,24%.

Lula é o preferido dos mossoroenses

O ex-presidente Lula aparece ainda melhor colocado que a companheira de partido Fátima Bezerra. Na pesquisa estimulada, o líder do PT foi citado por 46,69% dos eleitores. Em segundo lugar, bem distante, aparece o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com o apoio de 19,61% dos entrevistados.

É importante destacar que essa é a primeira pesquisa em Mossoró após o Supremo Tribunal Federal anular as condenações contra o ex-presidente Lula no âmbito da operação Lava-jato sob a justificativa de que o ex-juiz da 13ª Vara de Curitiba Sérgio Moro não tinha competência para julgar os processos. Os ministros também chegaram à conclusão que Moro foi parcial no julgamento em que condenou Lula no processo do tríplex do Guarujá.

Em terceiro lugar na pesquisa TCM, atrás de Bolsonaro, aparece Ciro Gomes (PDT), com 9,75% das intenções de voto. Também foram citados Luciano Huck (2,89%), Sérgio Moro (2,65%), Luiz Henrique Mandetta (0,96%), João Doria (0,48%) e João Amoedo (0,24%).

Dos entrevistados, 9,51% dos eleitores disseram que não votariam em branco ou nulo diante dos candidatos apresentados. E 7,22% disseram não saber em quem votar ainda.

Gestão Fátima é bem avaliado por 42,36% dos mossoroenses; e 55,23% desaprovam governo Bolsonaro

Na métrica de como os mossoroenses avaliam as gestões da governadora Fátima Bezerra e do presidente Jair Bolsonaro, a gestão estadual petista é vista com mais otimismo. O Governo Fátima tem aprovação de 42,36% dos mossoroense e  31,53% desaprovam a gestão. Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), amarga uma alta reprovação entre os mossoroenses: 55,23% reprovam a gestão contra somente 25,39% de aprovação.

Em nível local, a administração do atual prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que completou 100 dias de gestão recentemente, é aprovado por 67,03% dos moradores da cidade e desaprovado por 9,99%.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.