TRABALHO

Em ato, servidores da SEMTAS cobram carreira SUAS e melhores condições de trabalho

Com respeito às normas de biossegurança que o momento ainda exige, servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) pararam suas atividades administrativas e participaram de um ato organizado pelo SINSENAT na manhã desta terça-feira, 20, na sede da secretaria. Na pauta, a defesa da carreira SUAS e melhoria nas condições de trabalho.

Essenciais na proteção e acolhimento da população em situação de vulnerabilidade, os servidores da Assistência Social do município de Natal levantaram as reivindicações coletivas, pelo cumprimento da data base, contra o assédio moral e os cortes de salários durante um café servido no estacionamento da SEMTAS.

Num gesto de civilidade, nós viemos deixar aqui o nosso recado para a gestão. Estamos aqui para dizer que nós vamos resistir. Nós vamos lutar. Só cessaremos com a conquista da tão sonhada e tão desejada carreira SUAS”, afirmou o servidor Marcus Demetrios.

Segunda a diretora do SINSENAT, a assistente social Eliane Silva, uma minuta com o projeto da carreira já foi protocolada na SEMTAS para que seja dado encaminhamento ao processo, mas “há dois anos, buscamos que a SEMTAS e a SEMAD nos envie os dados completos com as informações solicitadas”. Desde que assumiu a titularidade da SEMTAS, duas audiências já foram realizadas com o secretário Adjuto Dias para cobrar a implementação.

A coordenadora geral do SINSENAT, Soraya Godeiro, fez um resgate da luta pela carreira. “Já são 11 anos na luta pela implementação da carreira SUAS. O SINSENAT tem uma proposta quase finalizada, mas falta o cálculo do impacto financeiro, e essas informações ainda não foram repassadas pela gestão”.

A secretária adjunta Maria José Medeiros representou a SEMTAS no ato e disse que encaminhará à SEMAD o pedido do impacto financeiro para poder viabilizar a implementação da carreira.

Presente ao ato, a vereadora de Natal Brisa Bracchi iniciou sua fala agradecendo o trabalho que os servidores da SEMTAS têm desenvolvido durante todo esse período difícil da pandemia. “A política de Assistência Social tem sido ainda mais importante para o povo brasileiro”.

A vereadora se comprometeu em reforçar a luta pela carreira SUAS na Câmara Municipal de Natal. “Nós dentro da Câmara teremos um papel fundamental de debater, de pressionar e acompanhar todo esse processo de organização e construção da carreira SUAS”.

Além da realização de uma audiência pública na Câmara, que só poderá ser definida no retorno dos trabalhos dos vereadores, os servidores votaram pela realização de um novo ato no dia 20 de agosto, às 7h, na sede da SEMTAS.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *