DEMOCRACIA

Em mensagem anual, Fátima Bezerra pede empenho de deputados para exigir vacinas que têm chegado a “conta-gotas”

Na tradicional mensagem anual de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra começou falando sobre o impacto da covid-19 na vida das pessoas.

O recrudescimento da pandemia no final de 2020 segue desafiando as pessoas e os governos. Minha solidariedade a todos que perderam seus entes queridos. Reitero meu compromisso com a vida acima de tudo, mesmo quando a empatia esbarrou na incompreensão de alguns na hora de adotar medidas mais rígidas”, disse a governadora, em referência aos momentos em que foi criticada por decretar o fechamento de atividades não essenciais na fase mais crítica da pandemia no estado.

Fátima ainda se disse de consciência tranquila por estar cumprindo o que defendeu nas ruas e ressaltou a importância da ciência para encontrar a vacina, que ainda é “insuficiente porque nem todos os entes federativos cumprem seu papel”, numa referência a atuação escorregadia do governo federal no combate à pandemia.

Em relação aos investimentos na área de saúde, a Governadora explicou que preferiu investir na ampliação da estrutura já existente, o que garantiria a permanência dos novos leitos, equipes e equipamentos à disposição da população, mesmo depois de passada a pandemia. Durante esse período, três mil profissionais de saúde foram contratados e 600 novos leitos hospitalares para as vítimas mais agravadas da pandemia foram abertos. Os leitos equivalem a seis hospitais de campanha.

“Os leitos do Tarcísio Maia estavam judicializados desde 2012, o Maria Alice, que é o único hospital infantil em todo o estado, estava com a UTI fechada há três anos. Em Assú, a UTI estava fechada há 21 anos. Todas as unidades foram reabertas e vão permanecer assim após a pandemia”.

Fátima Bezerra também pediu a colaboração de todos os deputados para cobrar do Ministério da Saúde o envio das vacinas para o RN, que têm chegado a “conta-gotas”. A governadora também disse que neste último final de semana cobrou do Fórum de Governadores uma nova audiência com Ministro da Saúde, para que não haja descontinuidade na vacinação.

O Jornal Nacional destacou ontem que nós estamos entre os cinco estados que mais avançou no processo de vacinação. Também temos uma plataforma que é modelo de transparência que é o RN + Vacina. Também quero parabenizar os municípios pela organização na aplicação das vacinas. Desde o início disse que nós estávamos prontos, era só a vacina chegar. O prazo dado pelo Ministério da Saúde para distribuição das vacinas era de 72 horas, mas fizemos em 24h”.

Segundo a Governadora do RN, o detalhamento da utilização dos recursos aplicados no combate à pandemia estão disponíveis no portal da transparência.

Segurança

Ainda durante o discurso de abertura dos trabalhos legislativos em 2021, foram apresentados dados de investimento no setor de segurança e resultados alcançados em dois anos de governo. No período, mais de mil policiais foram contratados com redução da taxa de homicídios em mais de 25% com 712 mortes a menos. A redução englobaria a capital e outros municípios da Região Metropolitana, além de Mossoró. Essas cidades são responsáveis pelas maiores taxas. O declínio variou em torno de 15,8% em Mossoró, 51,9% em Parnamirim e 46,1% em Natal.

Já os feminicídios (assassinatos de mulheres), segundo dados apresentados pela governadora, a queda chegou a ser de 54,1% em todo o estado, com 40 mortes a menos. Entre as medidas adotadas para melhorar os índices, Fátima Bezerra destacou a criação do Núcleo de Combate ao Feminicídio na DHPP; o atendimento 24 horas na DEAM da Zona Norte de Natal; a criação da Delegacia Virtual; a implantação da Patrulha Maria da Penha e do programa de conscientização nas escolas. Também foram anunciados concursos para a Polícia Militar, Civil e Itep.

Foram 1.022 policiais militares contratados do concurso feito na gestão anterior, abrimos concurso para oficiais da PM, Itep e Polícia Civil (310 vagas), que não renovava vagas há mais de dez anos. Bombeiros serão chamados. Isso só foi possível por causa do nosso foco, isso é gestão, mesmo com o estado quebrado, como recebemos, conseguimos planejar”, destacou.

Fátima Bezerra também falou sobre a parceria com o governo federal na área da segurança pública e a importância da ajuda da bancada federal.

Educação

Ainda durante sua fala, a governadora anunciou o investimento de 260 milhões de reais na educação estadual para ampliação e expansão da rede de educação profissional, formação de professores e enfrentamento ao analfabetismo em 2021, ano que marca o Centenário de Paulo Freire. A governadora também fez um desabado ao comentar sobre a reabertura de instituições culturais, como a Biblioteca Câmara Cascudo.

Aquilo é um símbolo, não é à toa que leva o nome de Câmara Cascudo! Outra coisa é o Teatro Alberto Maranhão, aquilo é um palco sagrado e está há oito anos fechado, mas vai ser entregue à população”, garantiu Fátima Bezerra, que também garantiu a reforma e entrega do Museu da Rampa, que deverá ser um dos mais modernos do país nas palavras da governadora, além do Forte dos Reis Magos e da Escola de Dança. A conclusão das obras deve ocorrer ainda em 2021.

Esses espaços têm relação com a nossa história, nossa cultura e com o turismo, que é muito importante no estado. Apesar da pandemia, nós continuamos entre os três destinos mais buscados do país”, lembrou a governadora.

Infraestrutura

A expectativa é que a obra da Barragem de Oiticica, que fica entre os municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando, seja entregue ainda este ano, graças à colaboração do governo federal, através do Ministro Rogério Marinho, ressaltou Fátima Bezerra. No entanto, a Governadora lembrou que desde 2016 o governo Dilma tinha deixado mais de 90% da obra concluída.

Já próximo ao fim do discurso, Fátima Bezerra afirmou que nunca atrasou salários em sua gestão e que ainda vai pagar os atrasados da gestão anterior. Para quem não lembra, Fátima assumiu o Governo do Estado com quatro folhas de pagamento de servidores em atraso deixadas pelo governo anterior, encabeçado por Robinson Faria, pai do atual de Ministro das Comunicações de Bolsonaro, Fábio Faria.

A sessão de reabertura da Assembleia foi encerrada com a convocação dos parlamentares feita pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), para a primeira sessão ordinária de 2021, que será realizada nesta quarta (3).

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo