Em nome de Marcos Dionísio, família do ativista recebe comenda de Direitos Humanos no Senado 
Natal, RN 18 de abr 2024

Em nome de Marcos Dionísio, família do ativista recebe comenda de Direitos Humanos no Senado 

11 de dezembro de 2019
Em nome de Marcos Dionísio, família do ativista recebe comenda de Direitos Humanos no Senado 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O advogado, comunista e ativista de Direitos Humanos, Marcos Dionísio Medeiros Caldas, foi um dos homenageados nesta quarta-feira (11) pela Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, do Senado Federal. Conhecido como “Mosquito”, ele morreu em fevereiro de 2017 vítima de câncer. O nome de Marcos Dionísio foi apresentado pelo senador Jean Paul Prates.

Segundo o parlamentar do PT, Mosquito deixou um trabalho inestimável na luta pelos direitos humanos no Rio Grande do Norte e no Brasil.

“Estamos homenageando um homem que não apenas trabalhou pelos direitos humanos. Ele realmente dedicou sua vida à causa”, afirmou.

Marcos Dionísio foi um dos principais ativistas dos direitos humanos no Rio Grande do Norte. Participou da elaboração do Programa Estadual de Direitos Humanos, em 1998; criou o Comitê de Vítimas da Violência, em 2000; foi coordenador da campanha Ficha Limpa no Rio Grande do Norte, em 2009 e 2010; tendo coordenado a criação dos Centros de Atendimento a Vítimas de Violência e de Referência em Direitos Humanos e de Combate a Homofobia no estado.

Arthur Pinheiro Caldas recebeu a homenagem em nome da família

“A homenagem a Marcos deve servir de estímulo para que todas e todos que puderam algum dia ser picados pelo “Mosquito”, tenham cada vez mais certeza da necessidade de reafirmação dos Direitos Humanos e da busca por novas conquistas, bem como que todo segundo de luta faz valer a vida”, disse o representante da família, Artur Samuel Pinheiros Caldas.

Além de Mosquito, a Comunidade Nova Aliança/RN, instituição que trabalha com adictos do Rio Grande do Norte, também recebeu a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Ela foi uma indicação do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Comenda

A Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara é entregue anualmente pelo Senado a personalidades ou instituições que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.

Para o senador Jean Paul, a atual quadra da história brasileira está demonstrando o quanto lutar pelos direitos humanos é imprescindível. “Estamos aqui para celebrá-lo, homenageá-lo, bem como a todos os demais homenageados e celebrados deste dia. Cabe a nós agora prosseguir nessa luta com esses exemplos de alto padrão”, afirmou.

Deputada Natália Bonavides (PT), Jean Paul Prates (PT) e Styvenson Valendim (Podemos) entregam placa para filho de Marcos Dionísio

Os homenageados da edição deste ano foram Aleixo Paraguassú Netto, indicado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS); Marcos Dionísio Medeiros Caldas (in memoriam), indicado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN); a Comunidade Nova Aliança, indicada pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN); Damares Regina Alves, indicada pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR); Frei Hans, indicado pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO); Irmã Silvia Vecellio Sai, indicada pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS); e Rosa Geane, indicada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.