“Empresas devem ter cuidado ao associar sua marca”, escreveu Gustavo Negreiros, em maio de 2018  
Natal, RN 19 de abr 2024

“Empresas devem ter cuidado ao associar sua marca”, escreveu Gustavo Negreiros, em maio de 2018  

25 de setembro de 2019
“Empresas devem ter cuidado ao associar sua marca”, escreveu Gustavo Negreiros, em maio de 2018   

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O jornalista Gustavo Negreiros, que agrediu a ativista sueca Greta Thunberg terça-feira (24) na rádio 96 FM, sugeriu em 2018 mais cuidado às empresas na hora de associar suas marcas a determinados eventos. Numa postagem publicada dia 22 de maio de 2018, o blogueiro criticou o apoio de determinadas empresas de Natal ao Ação e Leitura, projeto de educação e cultura idealizado com sucesso pelo publicitário e escritor Carlos Fialho, em Natal (RN).

O ataque gratuito de Negreiros se deu em razão de uma das convidadas do evento ser tão somente a filósofa Márcia Tiburi, autora de livros como “Como Conversar com um Fascista” e identificada ideologicamente com a esquerda.

- As empresas devem ter cuidado ao associar sua marca a eventos. Um caso clássico aconteceu em relação ao Ação Leitura 2018, um projeto que no papel é interessante, promove encontro de estudantes com professores em escolas públicas e privadas. Ocorre que empresas sérias de Natal como Camarões, Kia Dunas e Hospital do Coração apoiaram o evento, apostando na cultura, na leitura, na informação. Porém não tiveram o cuidado de olhar a pauta, que tem como grande “estrela”, a filosofa Márcia Tiburi”, escreveu na postagem de título “Evento estragado”.

Fialho foi pressionado na época pelos empresários, mas conseguiu realizar o evento.

Um ano e quatro meses depois do ataque a um projeto ligado à cultura e educação, as agressões gratuitas de Gustavo Negreiros a Greta Thunberg, adolescente de 16 anos e autista, levaram a uma debandada de empresas que mantinham contrato de patrocínio com o programa 96 Minutos, da rádio 96 FM.

Das quatro patrocinadoras do programa, três já anunciaram a suspensão dos contratos (Unimed Natal, Comjol e Oral Sin) e uma (Patrícios Metais) tem reunião nesta quinta-feira (25) para definir a situação.

Nas redes sociais, usuários parabenizaram as empresas que suspenderam o patrocínio ao programa 96 Minutos pela postura, classificada como uma reação ao machismo e a misoginia aos ataques que partiram do blogueiro.

Em meio à repercussão negativa, Gustavo Negreiros pediu desculpas nesta quarta-feira (25), ao vivo na rádio e numa postagem curta no blog.

O impacto na sociedade natalense foi tão forte que o dono da 96 FM Ênio Sinedino gravou um depoimento em vídeo para distribuir pelas redes sociais em que pede desculpas à ativista e ambientalista Greta Thunberg por ter sido grosseiramente atacada ontem pelo jornalista Gustavo Negreiros no programa 96 Minutos da 96 FM”.

No mesmo vídeo, Sinedino informou que a empresa já tomou as providências cabíveis, mas não divulgou quais eram.

Um pouco antes de gravar o vídeo, questionado sobre a permanência do jornalista no programa, Ênio Sinedino informou à agência Saiba Mais que conversaria com Gustavo Negreiros nesta quinta-feira (26) antes de tomar qualquer decisão.

Acompanhe a repercussão do caso aqui, aqui, aqui e aqui

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.