Enquanto analisa água, Idema pede que pessoas evitem banho em Rio Pium e barracas de Pirangi do Sul
Natal, RN 25 de abr 2024

Enquanto analisa água, Idema pede que pessoas evitem banho em Rio Pium e barracas de Pirangi do Sul

6 de setembro de 2021
Enquanto analisa água, Idema pede que pessoas evitem banho em Rio Pium e barracas de Pirangi do Sul

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O resultado da análise da água das regiões Rio Pium e da praia de Pirangi do Sul, em Parnamirim, que podem ter sido atingidas pelo material químico que caiu com o tombamento de uma carreta no último sábado (4), só deve ficar pronto no final da semana. Até lá, a direção do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) pede que as pessoas evitem se banhar nas águas de rio e mar dessas duas localidades.

A carga, que estava sendo transportada de Pernambuco para o estado do Ceará, tombou próximo ao Rio de Cajupiranga e parte do material caiu na água. Foram colocadas barreiras de contenção no local para conter o vazamento do ácido para o rio.

Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual fizeram a interdição do acesso.

A empresa transportadora Ultralog acionou a seguradora para a remoção do restante do material, com bombas de sucção. Equipes do Ibama e da Prefeitura de Parnamirim seguem trabalhando no local. Estado e instituições municipais seguem monitorando o incidente e seus efeitos.

Perigo

De acordo com o diretor geral do Idema, Leonlene Aguiar, o produto (Hidrossulfito de Sódio) é, de fato, perigoso, com emissão de gases e ácidos.

“É importante que os banhistas e a população ribeirinha do Rio Pium, da Bacia de Pirangi, fiquem alerta e evite o banho nesse momento, apesar de ser uma medida preventiva”, destaca, ressaltando que as análises são feias com apoio da equipe do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos - Nuprar da UFRN, bem como Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

O produto, um pó cristalino branco com odor de enxofre, deve ser manuseado apenas em áreas ventiladas ou com sistema geral de ventilação e exaustão local, utilizando equipamentos de proteção individual, como avental de PVC, botas, luvas, máscara e óculos de segurança.

O Hidrossulfito de Sódio é usado na indústria de produtos de limpeza industrial, no branqueamento e tingimento de tecidos e couros, no branqueamento redutivo do caulim, e ainda papel, borracha, plásticos, eletrônicos e alimentos.

Confira vídeo do diretor geral do Idema:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.