Escolas da rede pública usam inteligência artificial para evitar evasão escolar no RN
Natal, RN 25 de abr 2024

Escolas da rede pública usam inteligência artificial para evitar evasão escolar no RN

25 de novembro de 2019
Escolas da rede pública usam inteligência artificial para evitar evasão escolar no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte passaram a enfrentar o problema da evasão escolar de uma maneira diferente: utilizando softwares de inteligência artificial. Somente no ano passado, o Estado registrou cerca de 12% nos números de evasão escolar somente no Ensino Médio. Com a preocupação sobre os números aumentando, a Secretaria da Educação e da Cultura (Seec) implementou um sistema que prevê quais estudantes terão maior possibilidade de entrarem para estatística ao evadir do ambiente de ensino.

A ideia é que as escolas da rede pública consigam prever e traçar estratégias de combate ao problema, explica a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na Seec, professora Ana Paula Flor.

“Por meio da tecnologia, nós conseguimos fazer uma prevenção para evitar essa evasão. O SIGEduc traz essa funcionalidade em que se utiliza a predição e mostra os estudantes que têm alto risco de evadir durante o ano letivo”, explica a professora e coordenadora sobre o novo recurso do Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEduc).

De acordo com a coordenadora, os esforços feitos pelos órgãos de ensino no país sempre são sempre voltados para agir após o momento da evasão, o que torna mais difícil a reconquista dos alunos e o enfrentamento do problema. É com essa preocupação que o Estado está se adiantando para fazer um trabalho que previna a evasão escolar ao se aliar à tecnologia da Inteligência Artificial (IA).

"Nós disponibilizamos para gestores de escolas e regionais, além dos professores, todos aqueles alunos que têm alto início de evadir, no início do ano letivo, para que os educadores possam atuar e evitar que eles abandonem a escola”, complementa Ana Paula.

A ferramenta de Inteligência Artificial será utilizada por meio do Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEduc), que é responsável por gerenciar as matrículas e as escolas da rede pública de ensino. O sistema funcionará a partir da análise do perfil dos estudantes matriculados.

“Fizemos um trabalho de ciência de dados em que se buscou entender todo o comportamento dos alunos que abandonam a sala de aula. Avaliamos sobre o que mais influencia na questão da evasão e, assim, criamos um modelo de inteligência artificial capaz de prever esse evento. Para cada aluno, o algoritmo dará uma probabilidade: alta, média ou baixa de abandono. Isso já está disponibilizado para gestores e professores”, explica Gleydson Lima, representante da empresa que implementou o recurso na Secretaria.

Com essa atualização do SIGEduc, a Secretaria pretende melhorar a qualidade da educação dos potiguares e se antecipar para previnir que mais estudantes evadam das escolas. “Vai ser um ganho imenso, pois é um passo importante para combater a evasão e é um processo riquíssimo para melhoria do nosso IDEB e do aprendizado no nosso Estado”, conclui Ana Paula.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.