Escritor de Moçambique lança livro sobre dança ancestral no Bardallos
Natal, RN 19 de abr 2024

Escritor de Moçambique lança livro sobre dança ancestral no Bardallos

16 de novembro de 2018
Escritor de Moçambique lança livro sobre dança ancestral no Bardallos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O performer moçambicano Tsumbe Maria Mussundza lança neste sábado (17), a partir das 19h, no Bardallos Comida e Arte, o livro "Gule Wankulu". A obra é uma ode à mãe Maliya, anciã em Moçambique que, aos olhos do autor, possui duas mãos: a da vida e a da morte, em uma relação de ancestralidades e memórias com a dança Gule Wankulu.

O Gule Wamkulu é uma dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. No livro, Tsumbe atualiza questões que habitam seu corpo em um cruzamento entre as experiências de sua vida e as urgências do contexto sócio-afetivo-político, e o faz trazendo não somente informações, concepções e conceituações pertinentes mas, principalmente, inserindo o leitor em uma experiência “real” de imersão de um pensamento, com raciocínio e redação que o colocam em uma vivência descolonial no tratamento do tema na dança.

Durante o lançamento, a compositora, educadora e pesquisadora em danças negras Marília Negra-Flor se apresenta com um musical autoral baseado num repertório repleto de ritmos populares afro-brasileiros, como ijexá, maracatu do baque virado, coco de zambê, dentre outros, tendo como grande influência a cultura afro-religiosa. A outra apresentação musical fica por conta de Felipe Nunes, músico, compositor, poeta e historiador com “África Brasil”, onde percorre o universo afro da música brasileira, trazendo canções de compositores como Baden Powell, Mateus Aleluia, João Bosco, Caetano, dentre outros, além de suas canções autorais ambientadas no universo afro-brasileiro. A entrada colaborativa custa apenas 10 reais.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.