+ Notícias

Especialistas tranquilizam população de Upanema: barragem de Umari não corre riscos

Anúncios

A barragem de Umari, no município de Upanema, não corre riscos de ceder. Quem tranquiliza a população local são especialistas da área. A informação foi repassada nesta segunda-feira (24), durante audiência pública realizada em Upanema, pela deputada estadual Isolda Dantas (PT).

Após as sucessivas tragédias em Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais e provocadas pela Vale, moradores de regiões próximas à barragens passaram a temer desastre semelhante.

O Rio Grande do Norte possui 49 barragens com capacidade acima de 5 milhões metros cúbicos. Dessas, seis vêm sendo tocadas com prioridade pelo Governo do Estado em razão de já terem atingido 100% de sua capacidade. A barragem de Umari não está entre as prioritárias por não apresentar risco.

O diretor Geral do IGARN Caramuru Paiva disse que o Governo vem trabalhando para a segurança das barragens e admitiu a necessidade de uma manutenção na barragem de Umari, mas negou que represente risco para a população.

Anúncios

Na mesma linha, o secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Carlos Nobre destacou a segurança de Umari:

“A barragem é toda em cimento compactado justamente para dar maior segurança. Não há risco de rompimento”, explicou.

Propositora da audiência pública, a deputada Isolda Dantas ressaltou que a audiência serviu para esclarecer e tranquilizar os moradores de Upanema:

“Consideramos que é um dever do nosso mandato trazer aqui à Upanema os órgãos responsáveis pela barragem para explicar a real situação e, assim, tranquilizar e deixar a população a par de tudo”, disse a parlamentar.

Entre as sugestões encaminhadas durante a audiência houve pedidos para que o Governo investisse na manutenção da barragem, além da criação de uma lei de Segurança de Barragens em conjunto com a Frente Parlamentar das Águas.

 

 

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *