DEMOCRACIA

Fátima Bezerra toma posse como governadora do RN nesta terça-feira  

Anúncios

A governadora eleita Fátima Bezerra e o vice Antenor Roberto serão empossados nesta terça-feira (1º), no Centro Administrativo de Natal. A cerimônia ocorrerá em dois momentos – na Escola de Governo e na Governadoria – e está prevista para começar às 15h.

Na primeira etapa, presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, a solenidade será fechada para convidados, autoridades e imprensa.

Até o momento, dos nomes de fora do Estado, está confirmada a presença do deputado federal Vicentinho (PT/SP). A senadora Vanessa Graziottini (PCdoB/AM) também disse pessoalmente à governadora eleita que viria, mas ainda não confirmou oficialmente.

Segundo a equipe do futuro governo responsável pelo cerimonial da posse, em razão do evento organizado pelo PT no acampamento Lula Livre, em Curitiba, há uma demora na confirmação de mais nomes de autoridades e políticos da legenda de outros estados, o que deve acontecer nas próximas horas.

Anúncios

É a primeira vez na história que o Rio Grande do Norte será governado pelo Partido dos Trabalhadores. Fátima Bezerra foi a única mulher eleita em 2018 para governar um estado do país a partir do próximo ano.

Como o Centro Administrativo está em obras, o único estacionamento disponível será o da secretaria de Justiça e Cidadania, localizado ao lado da governadoria. Caso o número de veículos ultrapasse o limite de vagas o acesso será a pé. Os três portões do Centro Administrativo estarão liberados para os pedestres.

A militância do PT está organizando um cortejo para acompanhar o trajeto de Fátima e Antenor, a partir da Escola de Governo, até a governadoria, um trecho de aproximadamente 800 metros.

Ritual

Na Escola de Governo, Fátima Bezerra e Antenor Roberto prestarão juramento à Constituição e assinarão o termo de posse, além de receberem a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, a governadora – já empossada – fará seu primeiro pronunciamento como chefe do Executivo.

A segunda etapa da cerimônia acontece na governadoria, onde o atual chefe do Executivo Robinson Faria fará oficialmente a transmissão do cargo. Fátima Bezerra e Antenor Roberto subirão a rampa já como governadora e vice legalmente empossados e assinarão o livro de ata de transmissão de cargo, simbolizando o fim  da atual gestão e o início do próximo governo.

Em seguida, ao lado do já ex-governador Robinson Faria, a governadora Fátima Bezerra e o vice Antenor Roberto entrarão no prédio para conhecer oficialmente as instalações do gabinete que ocupará pelos próximos quatro anos.

Após a rápida visita, Fátima e Antenor descerão a rampa da Governadoria juntos para fazer o segundo discurso, o primeiro para a população do Rio Grande do Norte, num palco armado no gramado do Centro Administrativo.

Poderes

Apenas a governadora e o vice eleitos tomarão posse em janeiro. Os novos deputados estaduais e federais, bem como os futuros senadores, começam os mandatos apenas em 1º de fevereiro. A nova mesa diretora da Assembleia Legislativa, incluindo a presidência da Casa, também será escolhida na abertura do ano legislativo, quando a governadora Fátima Bezerra fará a leitura da mensagem anual.

O Tribunal de Justiça também terá novo presidente. O desembargador João Rebouças assume o TJRN pelo biênio 2019/2020 dia 7 de janeiro. O vice será o desembargador Virgílio Macêdo Júnior.

Já no Tribunal de Contas do Estado, o novo presidente Poty Cavalcanti Jr. assumiu o cargo em 19 de dezembro e também ficará à frente do TCE pelos próximos dois anos.

Saiba Mais: Quem é  Fátima Bezerra, a única mulher eleita para governar um estado no Brasil

 

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *