DEMOCRACIA, Principal

Fátima confirma a Lula que vai disputar Governo e buscar vaga no Senado

Senadores visitaram Lula na sede da PF
Anúncios

Exatamente dois anos após o golpe que afastou Dilma Rousseff da presidência da República, uma comitiva de 11 senadores visitou o ex-presidente Lula na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. A visita foi em nome da Comissão de Direitos Humanos e Legislação da Casa, com o intuito de verificar as instalações a que estão sendo submetidos os presos da Lava-jato. A visita durou aproximadamente 1 hora e 20 minutos. A senadora Fátima Bezerra (PT) participou da inspeção e contou, por telefone após deixar a sede da PF, que durante o encontro confirmou a Lula que vai disputar o Governo do Estado:

– Eu disse ao ex-presidente que vamos à luta no Rio Grande do Norte para, se Deus quiser, governar o Estado. Falei da importância de também buscar as vagas de senadores. E pedi que, em relação ao Rio Grande do Norte, ele ficasse despreocupado porque vamos defender o legado que ele construiu em nosso Estado.

Segundo a senadora, o ex-presidente respondeu com otimismo. No último discurso antes de cumprir a decisão judicial, Lula já havia saudado Fátima Bezerra como “a futura governadora do Rio Grande do Norte”:

– Encontrei um presidente Lula sereno de consciente do papel histórico que ele desempenha na política nacional. Sobre nossa pré-candidatura ele demonstrou mais uma vez muita confiança e lembrou das vezes em que o povo me elegeu para outros desafios.

Ao lado de outros 10 senadores, Fátima comentou que o sentimento entre os parlamentares era de indignação com a situação do ex-presidente. A comissão do Senado vai preparar um relatório sobre a inspeção.

– As instalações são adequadas (da carceragem), claro, o que não é adequado é um homem como Lula ser privado da liberdade sem ter cometido crime algum. O que nos choca é isso, o tamanho dessa violência.

A parlamentar do Rio Grande do Norte chegou a se emocionar quando viu Lula e ouviu do presidente um pedido para que não chorasse. O grupo também conversou com o ex-presidente sobre as últimas pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. Os senadores mostraram a Lula os números da Vox Populi divulgada nesta terça-feira (17) que mostra o petista com 47%, índice maior que a soma de todos os demais concorrentes, o que lhe daria uma eventual vitória no 1º turno das eleições.

– Comentamos a pesquisa da Vox Populi e mesmo com as tentativas de manipulação da Folha de São Paulo, a pesquisa DataFolha mostrou que é incontestável a influência do nosso presidente Lula. Ele disse que não podemos esmorecer e que a saída é a mobilização e a resistência. Lula demonstrou uma enorme preocupação com a democracia.

As instalações dos demais presos na carceragem da PF também foram inspecionadas e estão adequadas, segundo a senadora Fátima Bezerra. Questionada se encontrou o ex-ministro Antônio Palloci, ela afirmou que ele não estava na cela no momento da visita. E voltou denunciar a prisão sem provas do ex-presidente:

– Queria terminar reforçando a mensagem do presidente de que temos que cada vez mais transformar essa indignação em capacidade de resistência e luta. Não podemos nos acostumar com a violência desse tamanho, isso é barbárie, caos. Volto a dizer que se as condições de instalação são razoáveis, jamais será razoável ver um cidadão inocente, condenado sem provas, ser privado de sua liberdade. Hoje completam dois anos do golpe que cassou o título de eleitor de 54 milhões de pessoas no Brasil e sabemos o que está por trás disso tudo. Eles querem interditar aquele projeto que vinha na linha de emancipação. Não é o Lula que estão prendendo, é o projeto que temos para o país.

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *