Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves duelam no 2º turno
Natal, RN 24 de abr 2024

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves duelam no 2º turno

8 de outubro de 2018
Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves duelam no 2º turno

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As urnas confirmaram as últimas pesquisas de intenção de voto e o segundo turno será realizado entre a senadora e candidata do PT Fátima Bezerra e o ex-prefeito de Natal e candidato do PDT Carlos Eduardo Alves.

A petista ficou em 1º lugar com 46,17% dos votos e conquistou o apoio de 748.150 eleitores. Alves foi o segundo mais votado e obteve 32,45% dos votos, sendo o preferido de 525.933 potiguares.

Candidato à reeleição, o atual governador Robinson Faria (PSD) ficará sem mandato a partir de 1º de janeiro de 2019. Ele foi votado por 192.037 eleitores, o equivalente a 11,85%. Os dois maiores colégios eleitorais do Estado rejeitaram o governador. Robinson ficou em quarto lugar em Natal e Mossoró, atrás de Brenno Queiroga, o quarto colocado no geral. Ao todo, Queiroga conquistou o apoio de 106.354 eleitores ou 6,56% do total. O professor Carlos Alberto foi o 5º colocado, sendo votado por 31.306 potiguares (1,93%)

Além da diferença de votos, Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves chegam ao 2º turno em situação distinta. A petista sai mais fortalecida que Alves do 1º turno, embora a própria realização do 2º turno tenha sido uma vitória do ex-prefeito de Natal. Especialmente na capital potiguar, reduto administrado por Carlos Eduardo, onde ele venceu com mais de 70 mil votos de diferença sobre a adversária.

O PT de Fátima Bezerra sai mais forte do primeiro turno, após realizar uma campanha histórica no Rio Grande do Norte. Além de eleger, pela primeira vez, dois deputados federais (Natália Bonavides e Fernando Mineiro, 2º e 3º colocados, respectivamente), o partido confirmou a eleição da deputada federal Zenaide Maia (PHS) para o Senado e dobrou o número de petistas na Assembleia Legislativa, elegendo Isolda Dantas e Francisco do PT, além de ter contabilizado a reeleição de Souza (PHS), que integrava a coligação.

O resultado das urnas surpreendeu o próprio partido, que esperava eleger, na melhor das hipóteses, um deputado federal e um deputado estadual.

Já a coligação de Carlos Eduardo Alves teve um desempenho sofrível. Além das derrotas de José Agripino Maia, Garibaldi Alves e Antônio Jácome, a coligação elegeu apenas 1 deputado federal, Walter Alves (MDB). Na Assembleia Legislativa, a coligação do ex-prefeito de Natal elegeu três deputados, mas nenhum deles do PDT, partido de Alves.

Em nível nacional, apenas Fátima Bezerra segue com candidato à presidência. Fernando Haddad passou para o 2º turno e vai disputar a eleição com Jair Bolsonaro (PSL). Candidato de Carlos Eduardo Alves, Ciro Gomes ficou em terceiro lugar. A expectativa é de que Ciro declare apoio ao candidato petista. Alves ainda não se pronunciou.

Os quase 200 mil votos do governador Robinson Faria (PSD) também serão importantes nessa reta final. Será a primeira vez, em 33 anos, que Robinson ficará sem mandato.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.