Fátima garante parceria com empresários, valorização do trabalhador e planos para Segurança, Saúde e Educação
Natal, RN 20 de abr 2024

Fátima garante parceria com empresários, valorização do trabalhador e planos para Segurança, Saúde e Educação

5 de agosto de 2018
Fátima garante parceria com empresários, valorização do trabalhador e planos para Segurança, Saúde e Educação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um eventual governo Fátima, a partir de 1º de janeiro de 2019, será parceiro do setor empresarial no Rio Grande do Norte, terá como foco a valorização dos trabalhadores e vai implementar os planos estaduais e estratégicos nas áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação.

Em linhas gerais foi esse tom do discurso de quase 50 minutos da senadora Fátima Bezerra (PT), que oficializou neste sábado (4), na sede do América, sua candidatura ao Governo do Estado. A senadora falou diante de um auditório lotado e com presença maciça das militâncias do PT, PHS, PCdoB e também de outros partidos que não integram a aliança da coligação “Frente Popular”.

Na ocasião, também foram homologadas os candidatos à deputado estadual e federal do PT, além dos concorrentes ao Senado Zenaide Maia (PHS) e Alexandre Motta (PT), da mesma coligação

Fátima alternou reflexões sobre a conjuntura nacional, focando a prisão política do ex-presidente Lula, com propostas para o Estado. A candidata ao Governo do Partido dos Trabalhadores chamou de “irresponsável” em mais de uma oportunidade o atual governador Robinson Faria (PSD). E atacou as oligarquias e famílias tradicionais que governaram o Rio Grande do Norte nos últimos anos.

- Quero conclamar a todos aqueles e aquelas que, independente de sigla partidária, querem ver o Rio Grande do Norte liberto do caráter oligárquico que tem prevalecido ao longo de décadas.

A seguir, os principais trechos do discurso de Fátima na homologação da candidatura:

Origem popular x oligarquias tradicionais

Fico lembrando aquela menina, de origem humilde, de família modesta, que saiu ali do Seridó paraibano, veio para Natal cheia de sonhos, para dar continuidade aos estudos. A menina que de repente foi ser professora e começou a aprender lições de coragem, de cidadania, de estar sempre ao lado do povo. Essa menina depois se elege deputada estadual, deputada federal por três mandatos e por duas vezes, inclusive, foi a deputada federal mais votada nesse Estado. Sempre lutando contra as oligarquias, contra os interesses dos poderosos. E essa menina de repente se torna senadora naquela campanha memorável. Por isso que o povo foi tão generoso e me deu tantas procurações. E eu jamais poderia faltar ao sentimento popular que eu vejo pulsar no coração da maioria do povo do Rio Grande do Norte que quer dar um basta nessa política tradicional oligárquica. Povo que quer ver um novo modelo de cuidar do Rio Grande do Norte e de governar o nosso povo a partir de janeiro de 2019.

Porque quero ser governadora

Quero ser governadora para arrumar a casa, para botar as contas em dia, para melhorar a vida do nosso querido povo trabalhador.

Parceria com o setor empresarial

Assumo um compromisso com o nosso empresariado que tem responsabilidade social, que produz e gera emprego. Que história é essa de dizer que os governos do PT não têm parceria com os empresários ? Meu Deus, o que foi que Lula fez !? O governo Lula foi o maior parceiro do empresariado nacional com o compromisso de geração de emprego, distribuição de renda. Por isso que foi o governo de maior legado do ponto de vista de inclusão social da nossa história. Que mais viabilizou empregos para o nosso povo. Quero ser parceira dos nossos empresários para retomar investimentos, para que empresários possam gerar emprego para os pais e mães de família.

Proadi

Vamos manter e melhorar o Proadi. Teremos uma linha do Proadi voltada para a micro, pequeno e média empresa.

Melhorar a arrecadação

Vamos fazer todo o esforço para aumentar a capacidade de arrecadação da receita. Não vou aumentar imposto de maneira nenhuma. Farei como Flávio Dino está fazendo no Maranhão. Vamos recuperar parte da dívida ativa, parte desse calote de R$ 7 bilhões que essas oligarquias, esses governos tradicionais, deixaram como legado para o Rio Grande do Norte. Calote significa gestão incompetente que não cobrou a dívida do Estado, do povo. Vamos recuperar parte dessa divida ativa e aperfeiçoar os instrumentos de combate à sonegação.

Saúde

Quero ser governadora para dar jeito na saúde. Para quando um cidadão ou cidadã precisar de médico, encontrar o médico que atenda. Que seja atendido por um especialista, tenha diagnóstico, uma receita e que ele ou ela possam pegar o remédio no posto de saúde. Menos que isso é inaceitável. Vamos implementar um plano eficiente para a Saúde. 

Segurança

Faremos um governo que priorize vida das pessoas, que acabe com esse clima de medo que ronda todo o povo potiguar, que ameaça todas as famílias. Tem um governador que dizia na campanha que ia ser tão bom que o povo ia voltar a colocar as cadeiras nas calçadas. Quanta irresponsabilidade desse governador. Vamos tratar segurança como prioridade. Por isso nosso programa de governo está ouvindo policiais militares, civis, técnicos, especialistas... se queremos implementar ações de combate ao crime organizado, que nossos policiais tenham condições de investigar e cheguem até o fim. Temos que valorizar nossos policiais e investir nas políticas sociais. Quanto mais oportunidades de emprego, lazer, cultura, esporte nossa juventude tiver, estaremos combatendo o crime organizado.

Finanças públicas

Vou organizar as contas do Rio Grande do Norte, vou corrigir esse desequilíbrio fiscal sem pirotecnia, sem demagogia, para que a gente possa realizar concursos, contratar mais policiais, para ter política de segurança pública e devolver a proteção e a paz às famílias do Rio Grande do Norte.

Mulheres

Nosso governo vai incluir as mulheres. Teremos políticas afirmativas de autonomia, de inclusão social, econômica para as mulheres. Esse será o governo de uma professora, de uma mulher.

Educação

Quero ser governador para recuperar a educação do RN. Não podemos aceitar que o Estado seja um dos lanterninhas, com um dos piores índices do Ideb no Nordeste. Somos da escola de Paulo Freire, de Anísio Teixeira, de Florestan Fernandes, dos grandes mestres do Brasil que continuam ensinando até hoje que educação é imprescindível para qualquer estado que se pretenda generoso e com justiça social. Quero conclamar a juventude do RN para que a gente tenha como dever de casa fundamental no nosso programa a recuperação do plano estadual de Educação, assim como o plano nacional está ameaçado em decorrência de um governo sem voto. E vamos implementar naquilo que tem de melhor: creches para crianças de 0 a 3 anos, educação em tempo integral e reestruturação de ensino médio, além da valorização e respeito aos profissionais da Educação.

Valorização da UERN

Meu compromisso é com a expansão e fortalecimento da UERN. Não contem comigo com esse discurso falacioso e equivocado que a UERN é um fardo, um privilégio ou gasto. É investimento no presente e no futuro do nosso Estado. A cara da UERN é a da juventude pobre, que passou a realizar curso universitário, cumprindo esse papel de inclusão social e parceira, muito importante na promoção do desenvolvimento.

O modo de fazer política

Sempre fiz política com P maiúsculo. E isso significa fazer política com honradez, seriedade, dignidade, espirito público, idealismo. Por isso o povo do RN me deu tantas procurações. Por isso o povo do RN vai me dar mais uma procuração de governadora do RN, a partir de janeiro do ano que vem.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.