Fátima sanciona lei que oficializa reforma administrativa do Estado
Natal, RN 26 de abr 2024

Fátima sanciona lei que oficializa reforma administrativa do Estado

10 de maio de 2019
Fátima sanciona lei que oficializa reforma administrativa do Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra sancionará, na tarde desta sexta-feira (10), o Projeto de Lei nº 009/2019 que reorganiza a administração do Executivo estadual. A solenidade acontece a partir das 16h, no auditório da governadoria.

A reforma Administrativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa do RN. As mudanças foram propostas pelo Governo, alterando a lei complementar estadual nº 163/1999. A reorganização inclui remanejamento de cargos entre secretarias, mas não criará novos cargos.

A Secretaria de Assuntos Fundiários de Apoio à Reforma Agrária (Seara) se tornará Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), que terá o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na sua composição.

Já a Secretaria de Justiça e Cidadania se transformará em duas estruturas: a A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

Além disso, as atribuições da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) vão integrar a Secretaria de Educação, que mudará o nome para Secretaria de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec).

A deputada estadual Isolda Dantas destacou a criação das secretarias das Mulheres e da Agricultura Familiar:

“Fiz parte de construção do programa de governo e uma das coisas que lutávamos, era uma secretaria que tratasse dos direitos humanos, juventude e negritude”, afirmou a deputada.

O artigo 71, do PL, foi suprimido por proposta do deputado Gustavo Carvalho (PSDB). A emenda no projeto de lei mantém o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) na Secretaria de Agricultura.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.