Festival leva cinema para a praia em Natal
Natal, RN 29 de mar 2024

Festival leva cinema para a praia em Natal

30 de janeiro de 2019
Festival leva cinema para a praia em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A praia de Ponta Negra é o cenário da 2º edição do Festival de Cinema da Cidade do Sol, o Cine Verão. O evento acontece a partir desta quarta-feira (30), em Natal (RN), e segue até amanhã. O acesso é gratuito.

O festival tem como objetivo principal contribuir para a difusão do trabalho realizado pelos profissionais do audiovisual potiguar e brasileiro, além de difundir a ideia de que a cidade do Natal conta com um potencial cultural e artístico de grande relevância e não é apenas o destino turístico de belezas naturais.

A tenda onde os filmes de curta-metragem serão exibidos ficará localizada no deck da orla da praia, em frente ao Astral Sucos. O evento terá duas mostras: Cine Verão Poti (competitiva) e Cine Verão Brasil (não competitiva).

A partir das 18h30 haverá uma sessão Première do filme O Morador do 1101, de Carito Cavalcanti, Eli Santos e Fernando Suassuna

Competitiva

Um dos filmes que concorrem ao prêmio principal é o curta Tingo lingo, do diretor potiguar Wallace Santos. Ele estreia na direção solo após algumas experiências de co-direção compartilhada.

Tingo Lingo conta a história de três vendedores do tradicional “cavaco chinês”, espécie de biscoito quebradiço feito geralmente com massa seca de polvilho ou farinha de trigo.

Wallace resgatou, com o filme, a memória afetiva da infância, o que o levou a visitar, inclusive, o município de Santa Cruz, cidade dos pais e onde coincidentemente também moram os três personagens principais do curta.

O filme é um recorte com três personagens vendedores de cavaco chinês que encontrei pela vida e eram da mesma família. Faço um apanhado histórico, tem a memória afetiva da minha infância, marcante pela sonoridade do triângulo. Viajei para alguns lugares com a ideia de fazer o filme. Descobri que em São Paulo tinha vendedor de cavaco chinês também. Viajei pela Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Cada lugar desse o cavaco chinês tem um nome diferente. Na Bahia, por exemplo, é chegadinho.

Além dos vendedores do cavaco chinês, a atriz Maria Gorete interpreta Trindade, personagem que entrelaça as histórias à realidade de hoje. Há uma crítica política no filme, fruto da própria militância e experiência pessoal do diretor:

- O curta começa com a notícia sobre a reforma da Previdência. Eu não quis fazer uma filme tradicional contando a história de cada. O curta dialoga com a realidade de hoje”, conta Santos.

Tingo Lingo foi aprovado no edital Cine Natal em 2016, ano do golpe contra a então presidenta da República Dilma Rousseff.

- Tem referências aos ataques contra os direitos dos trabalhadores do golpe para cá”, afirma.

Cinema, debate e música

Completam a programação das mostras DJs, rodas de conversas com profissionais do audiovisual potiguar e apresentações musicais com as bandas Ardu e Ciro e a Cidade.

No primeiro dia serão exibidos os filmes de curta-metragem realizados e produzidos no Rio Grande do Norte. Na quinta (31) é a vez da Mostra Verão Brasil, com projetos inscritos de outros estados.

Haverá votação popular e análise do júri especializado para eleger os curtas vencedores da Mostra Competitiva Cine Verão Poti.

Os concorrentes da Mostra Poti Verão são: A Parteira, de Catarina Doolan; Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, de Helio Ronyvon; Enquanto o sol se põe, dirigido por Marcia Lohss; Memórias roubadas, por Marcelo Buainain; Tingo lingo, Wallace Santos; Reflexo, de Felipe Rocha; Somos Todos Um, de Luciano Azevedo; Sem Retrato e Sem Bilhete, de Babi Baracho.

Para o Cine Verão Brasil foram selecionados sete, dos 97 curtas inscritos. O público terá oportunidade de assistir a Carretéis, de Eudaldo Monção Jr.; Entremarés, de Anna Andrade; Majur, de Rafael Irineu; Repulsa, por Eduardo Morotó; Se o mundo girasse ao contrário, de LEonardo Martinelli; Um café e quatro segundos, de Cristiano Requião, e Uma balada para Rock Lane, de Djalma Galindo.

Turismo

Idealizadora do evento, a produtora Nathália Santana contou à reportagem que a ideia do evento é mesclar o público local e os turistas

Quanto mais janelas de exibição tivermos, melhor. O Cine Verão vem ocupar um espaço de festival pensando tanto no público potiguar quanto nos turistas. Por isso que estrategicamente a gente vai pra praia de Ponta Negra, um lugar de grande circulação de pessoas”, destacou antes de frisar a importância do festival para movimentar a economia local em tempos de crise:

“A gente vê o quanto se movimenta na economia formal e informal quando um evento acontece. Também pra formação de pessoas mais críticas e sensíveis. Quando formatamos uma mostra de filmes e exibimos em praça pública, no caso em praia pública, a gente leva pra tela questionamentos, debates, a gente tá suscitando nos expectadores determinadas reflexões. Tudo isso é feito de maneira cuidadosa e intencional”, disse.

O Cine Verão é uma realização da Pinote Produções, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Hospital do Coração. Conta ainda com o apoio da Rádio Jovem Pan, Sollar Comunicação, Top Gráfica, Sopro, Tisck, Quintau, RN Bottons, Astral Sucos, Poti Restaurante, Chocolateria Sandra Maia e Marmitíssima.

PROGRAMAÇÃO

30 de janeiro - Quarta-feira:

16h - DJ Set: E-thnic

17h - Conversação: A Importância dos Festivais de Cinema – Participação de Keila Sena (Goiamum Audiovisual), Raildon Lucena (Curta Caicó), Ricardo André (Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso) e Rômulo Sckaff (Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa)

18h30 - Sessão Première: O Morador do 1101, um filme de Carito Cavalcanti, Eli Santos e Fernando Suassuna

19h - Mostra Cine Verão Poti:

A Parteira – Direção: Catarina Doolan/ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte – Direção: Helio Ronyvon/ Enquanto o sol se põe – Direção: Marcia Lohss/ Memórias roubadas – Direção: Marcelo Buainain/ Tingo lingo – Direção: Wallace Santos/ Reflexo – Direção: Felipe Rocha/ Somos todos um – Direção: Luciano Azevedo e Sem retrato e sem bilhete – Direção: Babi Baracho

21h– Show com a banda Ardu

31 de janeiro - Quinta-feira:

16h - DJ Set: Gameshark

17h - Conversação: Mercado Audiovisual – Participação de Babi Baracho, Dênia Cruz, Felipe Campos e Tereza Duarte

19h - Mostra Cine Verão Brasil:

Carretéis – Direção: Eudaldo Monção Jr./ Entremarés – Direção: Anna Andrade/ Majur – Direção: Rafael Irineu/ Repulsa – Direção: Eduardo Morotó/ Um café e quatro segundos – Direção: Cristiano Requião/ Uma balada para Rocky Lane – Direção: Djalma Galindo e Se o mundo girasse ao contrário - Direção: Leonardo Martinelli

21h - Cerimônia de Premiação / Show com a banda Ciro e a Cidade

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.