CULTURA

Festival Curta Caicó abre inscrição para selecionar filmes de até 20 minutos

Anúncios

O Festival de Cinema Curta Caicó já tem data marcada e abriu em janeiro as inscrições para os filmes que serão exibidos na sua terceira edição, confirmado para junho de 2020. Podem se inscrever produções audiovisuais de até 20 minutos, que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2018. É preciso um formulário virtual disponibilizado no www.curtacaico.com.br. As inscrições vão de 10 a 26 de janeiro de 2020.

Caicó é a principal cidade da região Seridó, no Rio Grande do Norte, e está localizada a 282 quilômetros de Natal

Em apenas duas edições, o Curta Caicó acumulou 950 curtas-metragens inscritos de todas as regiões do país. Além do festival, que conta com a participação de cineastas de todo o Brasil, também são realizadas oficinas de linguagem e expressão audiovisual, que já capacitaram cerca de 200 pessoas.

A participação do Rio Grande do Norte também não fica atrás. Em 2019, cerca de 70 produções locais foram exibidas no festival. “Nosso objetivo é fomentar a cultura do cinema no Seridó e promover a interiorização do audiovisual na região, mostrar que o nosso povo pode se ver nas telas e também contar suas próprias histórias através do cinema”, conta o jornalista e diretor do festival Raildon Lucena.

Anúncios

O festival é instrumento da democratização do acesso ao cinema e acontece no Centro Cultural Adjunto Dias, em Caicó. Nos quatro dias de evento, mais de 400 filmes são exibidos gratuitamente. Para lidar com a dificuldade que é o financiamento do festival, a produção realiza vaquinhas online, parcerias e conta com o apoio da Lei Câmara Cascudo.

“Em duas edições, o Curta Caicó vem se consolidando como uma importante janela para a produção e exibição audiovisual nacional, temos crescido e ganhado espaço ao longo das edições. Ano passado, inclusive, tivemos uma mostra só com filmes da nossa região Seridó. Apesar das dificuldades de financiamento, seguimos construindo esse instrumento de resistência cultural”, ressaltou Raildon.

 

Anúncios
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *